terça-feira, 20 de julho de 2010

Pacaembu pode virar opção de São Paulo para Copa do Mundo de 2014

O Pacaembu entrou forte na briga para ser a arena que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014. O projeto que faz o velho estádio municipal ser considerado a melhor opção de São Paulo tem a participação do secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, e já conta com o interesse da empreiteira Galvão Engenharia. Nessa reforma, orçada inicialmente em R$ 500 milhões, o principal ponto é o aumento da capacidade, que passaria de 40 mil para 65 mil, mínimo exigido para receber o jogo inaugural.

O formato do negócio é o de uma PPP (Parceria Público-Privada), que deve contar com investimentos de todas as esferas governamentais (Prefeitura, Estado e União) por se tratar de um estádio público. Essa mudança, no entanto, não será permanente. Pelo menos metade dos novos lugares seria colocada temporariamente. Para isso, porém, terão de convencer a Fifa, que não costuma aceitar arquibancadas móveis.

ENCONTRO - A decisão de ter o Pacaembu como o plano A poderá ser referendada nesta quarta-feira, quando o comitê paulista para o Mundial, integrantes da CBF e ainda representantes dos poderes públicos se reúnem para discutir o assunto. Além do estádio municipal, estarão na pauta a construção do "Piritubão", a Arena Palestra Itália e, em última hipótese, a volta do Morumbi.

O engenheiro Pedro Ernesto Py, presidente da Associação Viva Pacaembu, afirmou nesta segunda que soube da intenção de reformar o estádio pela internet. "Fiquei sabendo há algumas horas. Até agora ninguém falou nada de forma oficial", disse. Sobre possíveis obras no entorno do estádio, o engenheiro prefere consultar os moradores para dar uma posição mais concreta. "Na verdade, acredito que tudo isso seja mais fogo de artifício do que realidade".

Nenhum comentário: