quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dunga surpreende com Grafite, mas ignora Ronaldinho e Adriano

Dunga surpreendeu e convocou o atacante Grafite para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo na África do Sul. Ele entra na vaga de Adriano, que foi preterido assim como Ronaldinho Gaúcho. O técnico também resistiu aos apelos e deixou os jovens astros santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso de fora da lista de 23 atletas, anunciada nesta terça-feira, no Rio.

Na lista para a Copa, Dunga preferiu apostar na continuidade do grupo com quem trabalha há bastante tempo - praticamente desde que assumiu o cargo, no segundo semestre de 2006. É o caso de jogadores como Júlio César, Maicon, Lúcio, Gilberto Silva, Elano, Kaká e Robinho, que formam a base da seleção. Outros ganharam a confiança do treinador mais recentemente e também viraram nome certo no time, como Luís Fabiano e Felipe Melo.

"Pautamos [a escolha] pelo comprometimento, atitude, jogadores que chamam a responsabilidade, pela paixão, pela emoção de jogar na seleção brasileira. Chamamos atletas que sabem do desgaste, da responsabilidade, da cobrança e da [necessidade de] se doar", justificou Dunga. "Montamos uma seleção vencedora. Essa seleção venceu a Copa da Confederações, se classificou para a Copa com antecedência e quebrou tabus ao ganhar da Argentina e do Uruguai Se vamos ganhar ou não, aí é outra coisa. Mas vamos buscar o título."

Apesar de pregar a "coerência", Dunga incluiu na lista um jogador que fez um único com jogo sob seu comando na seleção: Grafite. O atacante do Wolfsburg defendeu o Brasil num amistoso contra a Irlanda, em março, quando jogou apenas parte do segundo tempo. Mas, segundo o técnico, ele soube aproveitar sua chance, ao contrário de Adriano, que vem enfrentando seguidos problemas fora de campo.

Grafite foi a principal novidade na lista, mas Dunga também desfez outras dúvidas. Na lateral-esquerda, por exemplo, ele preferiu apostar em dois jogadores que jogam no meio-de-campo em seus clubes: Gilberto (Cruzeiro) e Michel Bastos (Lyon). Também lembrou do volante Kleberson, que está no Flamengo e foi pentacampeão mundial em 2002. E optou pelo goleiro Gomes, do Tottenham, em detrimento de Victor, do Grêmio.

Ao contrário dos técnicos das demais seleções, que divulgaram uma pré-lista com até 30 nomes, Dunga preferiu já anunciar os 23 convocados. Ele, no entanto, selecionou mais sete jogadores que poderão ser eventuais substitutos caso alguém do grupo sofra alguma contusão no período de preparação. Mesmo porque, a Fifa só exige a inscrição definitiva para a Copa no dia 1º de junho.

Agora, esse grupo de jogadores se apresenta no dia 21 de maio em Curitiba, onde começa a preparação para a Copa - as exceções são Júlio César, Lúcio e Maicon, todos da Inter de Milão, que disputam no dia seguinte a final da Liga dos Campeões da Europa. Na capital paranaense, a seleção brasileira fará os exames médicos e os testes físicos. Depois, embarca no dia 26 de maio para a África do Sul, seguindo direto para sua concentração em Johannesburgo.

Johannesburgo foi escolhida como sede da concentração brasileira na África do Sul porque será palco dos dois primeiros jogos do time na Copa. A estreia será contra a Coreia do Norte, no dia 15 de junho, no Estádio Ellis Park. Depois, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim, no dia 20 de junho, no Soccer City. E, no encerramento da primeira fase do Mundial, troca de cidade: encara Portugal, no dia 25 de junho, em Durban.

Confira a lista dos 23 convocados para a Copa:

Goleiros - Júlio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham) e Doni (Roma)

Zagueiros - Juan (Roma), Lúcio (Inter de Milão), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan)

Laterais - Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Gilberto (Cruzeiro) e Michel Bastos (Lyon)

Meio-campistas - Gilberto Silva (Panathinaikos), Felipe Melo (Juventus), Josué (Wolfsburg), Kleberson (Flamengo), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid) e Júlio Baptista (Roma)

Atacantes - Luís Fabiano (Sevilla), Robinho (Santos), Nilmar (Villarreal) e Grafite (Wolfsburg)

Nenhum comentário: