quarta-feira, 12 de maio de 2010

Roberto Carlos diz que Corinthians tem de esquecer Libertadores

Roberto Carlos voltou ao Brasil com o objetivo ser campeão da Libertadores, entrar para a história. Sucumbiu junto com o sonho alvinegro da conquista inédita no ano do Centenário.

Mas o experiente lateral-esquerdo é quem toma a iniciativa de puxar a fila da recuperação psicológica e, num segundo momento, técnica. "Já passou. Todo mundo pensa na eliminação ainda, mas nós fizemos o que podíamos. Não adianta ficar lamentando. Tem de estar feliz para jogar futebol."

Se o discurso aponta para a frente, as análises sobre erros e acertos na campanha corintiana na Libertadores continuam na pauta do Corinthians. Segundo Roberto Carlos, o elenco teve dificuldades para conseguir separar os efeitos da eliminação na quarta-feira passada para o jogo de estreia no Brasileirão, no último domingo. "Nós sabemos o que passamos e o que tivemos que aguentar para poder vencer o Atlético-PR."

Como um dos principais jogadores do elenco e com a bagagem de uma década e meia na Europa, Roberto Carlos aponta a falta de experiência como uma dos maiores defeitos do Corinthians ao disputar a Libertadores - discurso também encampado pela diretoria. "Um clube que com 100 anos que só disputou sete (na verdade, oito) Libertadores? Tem de ter mais experiência na competição. Existe muita pressão, muita responsabilidade. O clube deveria ter se programado para chegarmos mais preparados para isso."

4-3-3 - O esquema que deu muito certo em 2009 mas não foi o escolhido por Mano Menezes para tentar conquistar a Libertadores deve voltar a ser usado pelo Corinthians no Brasileirão.

Depois de o treinador utilizar o 4-4-2 como formação base durante toda a primeira fase da competição internacional, a tendência para as primeiras rodadas do Campeonato Nacional é o time voltar a usar o 4-3-3.

O esquema é o mesmo, mas a característica de alguns jogadores do time atual é diferente da de seus antecessores. É o caso de Roberto Carlos, que não sobe ao ataque tanto quanto André Santos fazia na conquista do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil no ano passado. "Não posso subir a toda hora se o time tem lá na frente um ponta-esquerda."

SOLIDARIEDADE VIRTUAL

Ronaldo comentou, por meio do seu twitter, a convocação de Dunga para a Copa do Mundo. "Parabéns a todos os convocados! Vou pensar um pouco para não escrever besteira e às 15 horas eu volto para dizer o que achei", postou o atacante, assim que a lista saiu.

"Galera, óbvio que todos têm sua preferência. Mas agora que é oficial a relação com os 23 nomes, nos resta torcer e acreditar no Dunga. E minha solidariedade para todos que ficaram fora. Força, Adriano!", completou, depois, em dois posts.

Nenhum comentário: