sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Brasil decide o Mundial Sub-20 contra Gana esta tarde

Tetracampeã sub-20, a seleção brasileira busca hoje, às 15h, contra Gana, no Cairo, o seu quinto título. Vencedor dos Mundiais de 1983, 1985, 1993 e 2003, o Brasil tenta se aproximar do recorde da atual campeã, a Argentina, que ganhou seis vezes. O jogo promete emoções, já que os times primam pela ofensividade. Ao todo, a equipe africana anotou 16 gols no Mundial (média de 2,6 por jogo) e tem o melhor rendimento entre todos os participantes. A equipe também conta com o artilheiro do torneio, Dominic Adiyiah, com oito gols.

Campanha do Brasil foi excelente até aqui
As duas equipes finalistas estão invictas. O Brasil estreou com uma goleada sobre a Costa Rica por 5 a 0, empatou com a República Checa (0 a 0) e venceu a Austrália (3 a 1) na primeira fase. Nas oitavas de final, eliminou o Uruguai (3 a 1), passou pela Alemanha na prorrogação (2 a 1) na fase seguinte e, na semifinal, voltou a derrotar a Costa Rica, mas por placar apertado (1 a 0). Gana, por sua vez, começou sua campanha vencendo o Usbequistão por 2 a 1 e a Inglaterra por 4 a 0. Depois empatou com o Uruguai por 2 a 2. Nas oitavas de final, eliminou a África do Sul (2 a 1), passou nas quartas pela Coreia do Sul (3 a 2) e chegou à decisão ao vencer a Hungria por 3 a 2 na semifinal.

Brasil precisa repetir façanha de 1993
Para chegar ao sexto título, o Brasil precisa repetir a façanha do Mundial da Austrália em 1993 e derrotar Gana em uma final. Na época, os destaques eram o goleiro Dida (Vitória), o meia Adriano (São Paulo) e os atacantes Yan e Gian (do Vasco), que marcaram os gols do triunfo por 2 a 1. Gana ainda voltaria a uma decisão em 2001, mas perderia para a Argentina, de Saviola, por 3 a 0.

Dunga terá mais três amistosos para definir lista
O técnico Dunga terá mais três partidas para fazer suas últimas observações antes de fechar definitivamente a lista de 23 jogadores que vão ao Mundial da África do Sul. Até agora, está confirmado apenas o amistoso da seleção contra a Inglaterra, no dia 14 de novembro, em Doha, no Catar. Mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aguardava apenas o desfecho das Eliminatórias para confirmar o outro adversário que o Brasil enfrentaria quatro dias depois, na segunda data reservada pela Fifa para os jogos da repescagem para a Copa.

Costa Rica disputará repescagem contra o Uruguai
Com um gol aos 50 minutos do segundo tempo da seleção dos Estados Unidos, Honduras conquistou a classificação à Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Os hondurenhos venceram El Salvador por 1 a 0, fora de casa, e dependiam de ao menos um empate da Costa Rica contra os Estados Unidos, em Washington. E isso aconteceu no último lance do jogo, em que o atacante norte-americano Bornstein fez o gol da igualdade em 2 a 2. Desta forma, Costa Rica, do técnico brasileiro Renê Simões, enfrenta o Uruguai na repescagem.

São Paulo comemora o retorno do zagueiro Miranda
Depois de defender a seleção brasileira e ser expulso na partida contra a Venezuela após dar uma cotovelada em um adversário, na rodada final das Eliminatórias da Copa do Mundo, na última quarta-feira, o zagueiro Miranda retornou aos treinos no São Paulo. O jogador volta ao clube depois de ter sido titular nos dois últimos confrontos da seleção. Miranda ficou fora das últimas duas partidas do São Paulo no Campeonato Brasileiro, nas quais o time empatou por 2 a 2 com o Coritiba, no Morumbi, e perdeu de 2 a 1 para o Flamengo, no Maracanã. O retorno do jogador na partida de amanhã, contra o Atlético-MG, no Morumbi, foi comemorado pelos seus companheiros de time.

Volante Emerson passará por cirurgia
A história de Emerson no Santos pode ter chegado ao fim. No início da noite desta quinta-feira, o médico Carlos Braga deu a informação que Vanderlei Luxemburgo tentou esconder na entrevista que concedeu minutos antes. O volante terá que operar a tíbia esquerda para eliminar uma fissura em decorrência da fratura por estresse que sofreu quando ainda jogava pelo Milan, e só voltará às atividades dentro de dois ou três meses.

Atacante Jean não enfrenta o Grêmio Barueri
O atacante Jean terá sua estreia pelo Santos adiada mais uma vez. O jogador, que se recupera de um estiramento na coxa esquerda, não poderá atuar no duelo de amanhã contra o Barueri, às 18h30, na Arena Barueri.

Campeonato Brasileiro da Série B:
Hoje - 21:00 Campinense/PB x Ponte Preta
Hoje - 21:00 São Caetano x ABC/RN
Hoje - 21:00 Figueirense x Juventude
Amanhã - 16:10 Bragantino x Bahia
Amanhã - 16:10 América/RN x Fortaleza
Amanhã - 16:10 Atlético/GO x Portuguesa
Amanhã - 16:10 Ceará x Brasiliense
Amanhã - 21:00 Ipatinga x Paraná Clube

Classificação da Série B:

1) Vasco da Gama 60
2) Guarani 59
3) Ceará 53
4) Atlético/GO 50
5) Figueirense 48
6) Portuguesa 45
7) São Caetano 42
8) Bragantino 40
9) Ponte Preta 40
10) Ipatinga 39
11) Brasiliense 38
12) Paraná Clube 38
13) Duque de Caxias 37
14) Vila Nova/GO 36
15) Juventude 34
16) Fortaleza 32
17) Bahia 32
18) ABC/RN 31
19) Campinense 30
20) América/RN 30

Araçatuba e Santacruzense abrem rodada
A terceira rodada da quarta e decisiva fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão - equivalente à Quarta Divisão estadual - será aberta hoje com apenas a partida entre Atlético Araçatuba e Santacruzense, que vale a liderança do Grupo 17. O jogo será disputado em Araçatuba, no estádio Adhemar de Barros, às 20h, e mudará a tabela do equilibrado grupo, que ainda conta com Lemense e Paulínia, ambos com três pontos cada. Mesmo com três pontos, o Atlético Araçatuba está na lanterna, enquanto a Santacruzense é a terceira colocada com a mesma pontuação, na frente apenas no saldo de gols (0 contra -2). A rodada continua amanhã com mais dois jogos - entre Paulínia e Lemense, pelo Grupo 17, e Palestra e Desportivo Brasil, pelo Grupo 16. No domingo, Taubaté e Red Bull completam a rodada.

Copa Sul-Americana - quartas-de-final:
Árbitros definidos para os confrontos de ida: Velez Sarsfield x LDU - terça-feira: Paulo César de Oliveira (Brasil); Cerro Porteño x Botafogo/RJ - quarta-feira: Sérgio Pezzota (Argentina); River Plate/URU x San Lorenzo - quarta-feira: Wilmar Roldán (Colômbia) e Fluminense x Universidad do Chile - quinta-feira: Carlos Torres (Paraguai).

Paulistano derrota o Pinheiros no Paulista
O Campeonato Paulista de Basquete da Série A-1 tem um novo líder. O Paulistano derrotou o Pinheiros, no clássico da capital, por 92 a 86 e chegou aos 24 pontos ganhos, com 10 vitórias e 4 derrotas, igualando-se ao Vivo/Franca BC na primeira colocação. O Pinheiros vai aos 21 pontos e permanece na quinta posição. Um dos destaques da partida foi o pivô Rafael Baby, que anotou 23 pontos para os vencedores. Os ex-Winner: Betinho (1), Edu (15), Shamell (13) e Luís Fernando (0).

Morre o gigante Emil Rached de 2m20
Morreu ontem, em Campinas, o ex- jogador Emil Rached, o "gigante" do basquete brasileiro - tinha 2,20 metros de altura. Além da carreira esportiva, ele ficou conhecido pela sua participação em programas humorísticos da tevê e em filmes. Natural de Vera Cruz, também no interior de São Paulo, Emil Rached tinha 66 anos e estava internado no Centro Médico de Campinas há 10 dias, depois de sofrer uma embolia pulmonar. Ele sofreu quatro paradas cardíacas antes de morrer.

Emil Rached teve uma carreira de sucesso
Ele jogou basquete profissionalmente entre 1964 e 1980. Começou no Palmeiras e defendeu também Botafogo e Corinthians, entre outros. Na seleção brasileira, foi medalhista de bronze no Mundial do Uruguai (1967) e de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cali (1971). Apesar dos 18 jogos disputados com a camisa da seleção brasileira de basquete, em que marcou um total de 114 pontos, Emil Rached ficou conhecido do grande público após a sua aposentadoria das quadras, quando interpretou o "gigante" no programa "Os Trapalhões".

Gigante fez participação em vários programas
Na televisão, Emil Rached fez o papel de gigante mal-humorado e desajeitado, e por isso, entusiasmava o público. No cinema, ele participou dos seguintes filmes: O Trapalhão nas minas do Rei Salomão (1977), Os trapalhões na guerra dos planetas (1978) e As Aventuras de Mário Fofoca (1982).

José Roberto Guimarães convoca o Brasil
O técnico José Roberto Guimarães, da seleção feminina de vôlei, anunciou a convocação de 14 jogadoras para a disputa da Copa dos Campeões, última competição da temporada. O torneio será realizado no Japão de 10 a 15 de novembro. Zé Roberto relacionou as mesmas 14 atletas que conquistaram o título do Campeonato Sul-Americano, no mês passado, no ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. As jogadoras convocadas foram: Dani Lins e Ana Tiemi (levantadoras), Sheilla e Joycinha (opostos), Fabiana, Thaísa, Carol Gattaz e Adenízia (meios de rede), Paula Pequeno, Mari, Sassá e Natália (ponteiras) e Fabi e Camila Brait (líberos).

Vôlei do Brasil tentará 10º título consecutivo
A seleção brasileira tentará, no Japão, o 10.º título consecutivo. Líder do ranking mundial, o Brasil não perde uma competição desde julho do ano passado. De lá para cá, o time conquistou a medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, a Montreux Volley Masters, a Copa Pan-Americana, o Torneio Classificatório para o Mundial de 2010 e o Campeonato Sul-Americano - todos este ano -, além do bicampeonato do Final Four (2008 e 2009) e dois títulos do Grand Prix (2008 e 2009).

Vôlei do Brasil só perdeu 1 jogo este ano
Neste ano, a seleção brasileira feminina de vôlei disputou, até o momento, 40 partidas e sofreu apenas uma derrota. Foi para a República Dominicana, durante a Copa Pan-Americana, em Miami, nos Estados Unidos. E é justamente as dominicanas as primeiras rivais na Copa dos Campeões, no dia 10 de novembro. Depois, a seleção enfrentará Japão (dia 11), Coreia do Sul (12), Itália (14) e Tailândia (15).

Osasco estreia com vitória no Sul-Americano de Vôlei
O Sollys/Osasco estreou com vitória no Campeonato Sul-Americano feminino de clubes de vôlei, disputado em Lima, no Peru. Diante do River Plate, da Argentina, o triunfo foi por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/13 e 25/19. Agora, o time paulista lidera o Grupo B do torneio e volta a entrar em quadra na sexta-feira, quando encara o Regatas. Já a Unilever derrotou o Boca Juniors por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/13 e 25/15, depois de 61 minutos de disputa.

Universo/Brasília pega time paraguaio hoje
O ala/pivô Guilherme Giovannoni acredita que o Universo/Brasília fará uma boa estréia na 14a edição da Liga Sul-Americana de Clubes 2009, que acontece hoje, às 19h (de Brasília), contra o Club Libertad, do Paraguai, na cidade de Entre Rios, na Argentina.

Daniela Mercury cantará o Hino Nacional no GP Brasil
A honra de cantar o Hino Nacional no GP do Brasil de Fórmula 1, no domingo, será da cantora baiana Daniela Mercury. A cerimônia será realizada momentos antes da largada da prova em Interlagos, prevista para acontecer às 14 horas (horário de Brasília).

Limeira nos Jogos Abertos de São Caetano

Resultados de Limeira:

Basquete Masculino Sub-21:
Limeira 97 x 40 Araçatuba

Handebol Feminino Sub-21
Limeira 21 x 26 Franca

Damas Misto
Limeira 04 x 16 Sorocaba

Biribol
Limeira 1 x 2 Guarulhos
Limeira 0 x 2 Bauru

10 Curtas

1) A seleção brasileira terminou as Eliminatórias em primeiro lugar, com 9 vitórias, 7 empates e apenas 2 derrotas - 34 pontos conquistados.

2) Luís Fabiano está triste por não ter sido o artilheiro das Eliminatórias. Com 9 gols, ele foi superado pelo chileno Suazo, que marcou na vitória por 1 a 0 sobre o Equador.

3) Maradona pisou na bola de novo. Ele trocou a comemoração da vaga para a Copa do Mundo por ofensas aos jornalistas argentinos presentes no Uruguai. Em seguida se arrependeu e pediu desculpas em público.

4) Do céu ao inferno. Técnico Renê Simões foi apontado pela imprensa como culpado da não classificação direta da Costa Rica a Copa do Mundo.

5) Atual campeão da Copa do Brasil e garantido na Taça Libertadores da América, o Corinthians será cabeça de chave do torneio em 2010.

6) Técnico Andrade confirmou os retornos de Léo Moura e Adriano Imperador para jogo decisivo contra Palmeiras, no domingo. Por outro lado, barrou o atacante Dennis Marques.

7) Zagueiro brasileiro David Luiz renovou contrato com o Benfica, de Portugal, até 2015. Sua multa rescisória subiu para 50 milhões de euros.

8) O volante Denílson, do Arsenal, que se recupera de uma fratura nas costas, poderá voltar aos treinos no time inglês dentro de 20 dias.

9) Pequenas alterações de segurança. Estas serão as únicas modificações para o GP de Interlagos, que acontecerá no próximo fim de semana.

10) Prestes a encerrar a vitoriosa parceria com Emanuel, Ricardo jogará neste fim de semana a última partida ao lado do companheiro nas areias de João Pessoa.

Acesse meu twitter: twitter.com/edmar_ferreira

Nenhum comentário: