sábado, 31 de outubro de 2009

São Paulo será cauteloso hoje


Um perito no formato de pontos corridos contra um novato na Série A, que alterna grandes atuações com outras pouco expressivas. O São Paulo enfrenta o Barueri, às 18h30, no Morumbi, com a expectativa de assumir mais uma vez a liderança do Brasileiro e deixar o Palmeiras na delicada incumbência de ganhar um clássico com o Corinthians para seguir na ponta. O confronto com o 11º colocado da competição poderia parecer, à primeira vista, simples. O Barueri não tem mais muitas ambições no Brasileiro. Não corre risco de rebaixamento, mas sonha em se classificar para a Copa Sul-Americana e disputar o primeiro torneio internacional de sua curta história.

Todo cuidado é pouco no Morumbi

O time do Barueri é mesmo capaz de boas surpresas. A última delas foi bater o Flamengo (2 a 0), na rodada passada, tendo impedido o rival de ingressar no G-4. A confiança são-paulina se baseia nos últimos três títulos seguidos e numa arrancada que parece ter se iniciado com a vitória sobre o Santos (4 a 3) e se consolidado diante do Internacional (1 a 0). O São Paulo terá apenas um desfalque diante do Barueri: Richarlyson, que sofreu um estiramento muscular na coxa direita. Mesmo depois da ótima atuação de Bosco contra o Internacional, o goleiro Rogério Ceni retoma seu lugar no time tirular. Washington, autor de dois gols nos dois últimos jogos, segue no ataque. São Paulo - Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Adrián González, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Júnior César; Dagoberto e Washington. Técnico: Ricardo Gomes.

Barueri afasta Renê e Val Baiano

A diretoria do Barueri protagonizou, ontem, mais um capítulo da polêmica história sobre uma suposta "mala branca" do Cruzeiro para vencer o Flamengo. O goleiro Renê e o atacante Val Baiano foram afastados do elenco por tempo indeterminado e são desfalques contra o São Paulo, hoje, às 18h30, no Morumbi, pela 33.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em nota oficial, a direção justifica a medida para "preservas os jogadores", que ficaram expostos após algumas declarações dadas depois da vitória sobre o Flamengo. Os dois falaram abertamente que tinham uma premiação extra para vencer o time carioca, um dos que ainda briga pelo título da temporada.

Barueri jogará muito desfalcado

O goleiro será Márcio, revelado pelo São Paulo, enquanto que no ataque o veterano Basílio formará a dupla ofensiva ao lado de Otacílio Neto, uma vez que Flavinho está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Na defesa, Daniel Marques, suspenso por cartões, não preocupa porque o experiente André Luis e Xandão voltam depois de cumprir suspensão. Desta forma, o time retorna ao esquema 3-5-2 ao contrário do 4-4-2 que deu certo diante do Flamengo. "Foi uma mudança feita pelas circunstâncias", justificou Goiano, que deve deixar o volante João Vitor como opção no banco de reservas. Barueri - Márcio; Xandão, André Luís e Leandro Castán; Bruno Ribeiro, Éverton, Ralf, Thiago Humberto e Márcio Careca; Basílio e Otacílio Neto. Técnico: Luís Carlos Goiano.

Flamengo precisa vencer o Santos

Depois de ver interrompida a série de 10 rodadas de invencibilidade, com a derrota para o Barueri na última quarta-feira, o Flamengo tenta iniciar outra sequência de triunfos hoje contra o Santos, às 18h30, no Maracanã. Para isso, conta com o retorno de Petkovic, que participou do treino desta sexta-feira e garantiu escalação. A seis pontos do líder Palmeiras, o time rubro-negro fala primeiro em entrar no grupo dos quatro primeiros, está a um ponto do Internacional, para depois pensar no sexto título brasileiro. Flamengo - Bruno; Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Aírton, Fierro (Willians) e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. Técnico: Andrade.

Santos não vence há 4 jogos

Sem vencer há quatro partidas no Campeonato Brasileiro, o Santos tentará encerrar o seu jejum de vitórias na competição hoje, contra o Flamengo, às 18h30, no Maracanã. O duelo marcará a partida número 300 de Vanderlei Luxemburgo à frente do time santista em quatro passagens do técnico pela Vila Belmiro. O treinador, que iniciou outras trajetórias no comando do Santos em 1997, 2004 e 2007, contabiliza 159 vitórias, 67 empates e 73 derrotas em 299 confrontos pelo clube. No time, Luxemburgo conquistou os títulos do Torneio Rio-São Paulo de 1997, do Brasileirão de 2004 e dos Campeonatos Paulistas de 2006 e 2007. Apesar de estar há quatro jogos sem ganhar - a última vitória foi contra o Sport, no última dia 7, na Ilha do Retiro -, o comandante tem elogiado a evolução do time e a recuperação de alguns jogadores.

Maracanã traz boas recordações

O Maracanã, palco do confronto deste sábado, traz boas recordações ao Santos neste Brasileirão. Foi lá que a equipe, quando ainda era dirigida por Vágner Mancini, conseguiu a sua maior vitória nesta edição da competição: 4 a 1 contra o Fluminense. O Santos também quer se aproveitar do fato de o Flamengo entrar em campo pressionado após a derrota de 2 a 0 para o Barueri, na última quarta-feira. O principal problema de Luxemburgo no duelo vai ser encontrar o substituto do maior goleador do clube em Brasileiros, Kléber Pereira, com 48 gols. O atacante recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-PR e cumprirá suspensão neste sábado. O mais provável é que Luxemburgo escale André como substituto de Kléber Pereira. O garoto de 19 anos não sentiu a pressão nos dois jogos em que começou como titular, contra o Fluminense e São Paulo, ambos na Vila Belmiro, e inclusive fez um gol em cada um dos confrontos. Santos - Felipe; Pará, André Astorga, Adailton e Triguinho; Germano, Rodrigo Souto, Felipe Azevedo, Paulo Henrique Ganso e Jean; André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Avaí recebe o Atlético/PR na Ressacada

O outro jogo deste sábado envolve duas equipes do Sul do País. Em Florianópolis, o Avaí recebe o Atlético Paranaense, às 18h30. Os catarinenses querem a vitória para seguirem na luta por vaga na Copa Sul-Americana. Já o time de Curitiba quer se livrar logo da ameaça de rebaixamento e até um empate pode ser considerado um bom resultado.

Duque de Caxias goleia Atlético/GO

A sexta-feira não foi nada boa para os times que lutam pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Na sequência da 33.ª rodada, Ceará, Atlético Goianiense e Ponte Preta tropeçaram e estacionaram na tabela de classificação. Pior para o time de Campinas, que praticamente deu adeus às suas pequenas chances de voltar à Primeira Divisão. A grande surpresa ficou por conta do Duque de Caxias. O time fluminense goleou o Atlético por 5 a 1, em Volta Redonda. A vitória deixa os donos da casa mais distantes do rebaixamento, já que assumem o 12.º lugar, com 43 pontos. Os goianos permanecem na quarta posição, com 56 pontos, mas podem ver Portuguesa e Figueirense, que têm 51 cada, encostarem neste sábado.

Ponte Preta desperdiça chance de ouro

A Ponte Preta desperdiçou uma grande oportunidade de se aproximar da zona de acesso ao perder para o Vila Nova por 3 a 2, em Goiânia. A derrota manteve a equipe campineira na oitava posição, com 49 pontos. Já o time goiano chega aos 45 pontos, no 11.º lugar, afastando os riscos de queda.Ipatinga e Ceará empataram sem gols, no interior mineiro. Com o tropeço em casa, o Ipatinga segue com chances de ser rebaixado, já que está na 14.ª posição, com 41 pontos. Os cearenses continuam próximos da elite, com 60 pontos, na terceira colocação.

Vasco da Gama pode subir hoje

O Vasco pode ser o primeiro clube a conquistar, matematicamente, o acesso no Campeonato Brasileiro da Série B neste sábado, no encerramento da 33.ª rodada. O clube carioca precisa vencer o Fortaleza, no Castelão, e torcer por tropeços de Figueirense e Portuguesa, que também jogarão como visitantes. Mas o Vasco não terá vida fácil na capital do Ceará. Goleado pelo Bragantino, o Fortaleza tenta se reencontrar com a vitória e deixar a zona de rebaixamento, onde soma apenas 32 pontos. Sem perder há cinco jogos e com triunfos nos últimos três, o time carioca lidera sozinho, com 66 pontos, quatro a mais que o Guarani, o segundo colocado, e 15 a mais que Figueirense e Portuguesa, na briga pelo acesso.

Guarani recebe a Portuguesa no Brinco

O estádio Brinco de Ouro, em Campinas, será palco de um dos principais jogos da 33.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A cada dia mais perto de voltar à elite, que não disputa desde 2004, o Guarani pretende dar mais um passo, hoje, às 16h10, quando recebe a Portuguesa. O time da capital, por sua vez, ainda nutre esperanças de alcançar o G-4, o grupo de acesso. Mas, para isso, não pode tropeçar mais nenhuma vez. No primeiro turno, a Lusa venceu por 4 a 3, de virada, no Canindé. O Guarani, que derrotou o ABC na rodada passada, soma 62 pontos, quatro a menos que o líder Vasco, e está isolado na vice-liderança. Goleada pelo América-RN, em Natal, a Portuguesa tem 51 pontos ganhos e ocupa a sexta posição na tabela. Agora precisa diminuir a diferença para Ceará e Atlético Goianiense, que também lutam por vaga no grupo de acesso.

Campeão da Série D será conhecido amanhã

Após quatro meses de disputa e 157 jogos disputados, São Raimundo e Macaé decidem amanhã quem fica com o título da primeira edição do Campeonato Brasileiro da Série D. O jogo será disputado no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém (PA), às 18 horas (horário de Brasília). Na primeira partida, o time carioca venceu por 3 a 2 e, por isso, joga por um empate. O São Raimundo fica com a taça se vencer por 1 a 0 ou 2 a 1. Uma vitória paraense por 3 a 2 leva a disputa para os pênaltis. Além dos finalistas, os semifinalistas, Chapecoense-SC e Alecrim-RN, também subiram para a Série C.


Mais informações no twitter: twitter.com/edmar_ferreira

Nenhum comentário: