domingo, 11 de outubro de 2009

Brasil encara a Bolívia em jogo que vale para quem atua no País

A seleção brasileira já está garantida na Copa do Mundo de 2010 e só cumpre tabela hoje, mas o jogo contra a Bolívia, às 17h (de Brasília), nos 3.600 metros de La Paz, vale muito para alguns jogadores. É uma boa oportunidade - talvez a única - para mostrar a Dunga condição de estar no grupo que vai ao Mundial. O treinador, por exemplo, já avisou que os atletas que atuam no Brasil dificilmente serão chamados para o amistoso contra a Inglaterra, no dia 14 de novembro, em Doha, no Catar. Entram na lista Diego Souza, Miranda, Adriano e Diego Tardelli.

Jogadores do Brasil entenderam o recado
Não apenas os que atuam no Brasil consideram o duelo contra a Bolívia importante. Há também os que jogam na Europa. Alex, ex-Internacional, é um deles. O meia do Spartak Moscou, da Rússia, foi lembrado por Dunga após algum tempo fora da lista. Ainda aparecem Lucas, do Liverpool, e Filipe Luís, do La Coruña. Os que já estão garantidos no grupo do Mundial também têm motivação extra para conquistar bom resultado em La Paz. A seleção luta para manter longa invencibilidade. Não perde há 19 jogos e soma 11 vitórias seguidas.

Brasil costuma não se dar bem na altitude
A tarefa, porém, não deve ser tão fácil como pode parecer. O Brasil não costuma se dar bem quando joga na altitude. A última vitória em La Paz foi em 29 de junho de 1997 por 3 a 1, na final da Copa América. Detalhe: Dunga ainda era o capitão do time. Nas últimas duas visitas à Bolívia, derrota por 3 a 1 e empate por 1 a 1. Embora não seja um país com tradição em Copas do Mundo, a Bolívia costuma dar muito trabalho para o Brasil em Eliminatórias, especialmente quando os jogos são nos 3 600 metros de La Paz. Foi lá, inclusive, que a seleção perdeu pela primeira vez na competição classificatória para o Mundial, em 1993, por 2 a 0. E, desde então, jamais voltou a vencer na casa do adversário.

Vale a pena lembrar os confrontos contra a Bolívia
Um novo fracasso viria em 7 de novembro de 2001, desta vez por 3 a 1. E, em 2005, no dia 9 de outubro, o jogo terminaria empatado por 1 a 1. Neste domingo, se enfrentam pela quarta vez desde então. Nos jogos em casa, porém, a seleção vive situação completamente diferente, colecionando goleadas, como os 6 a 0 de 1993, um pouco antes de ter de engolir a vingança. Ou em 2000, quando aplicou um sonoro 5 a 0. Ou ainda em 1977: 8 a 0.

Primeira derrota do Brasil em Eliminatórias foi na Bolívia
A partida que entraria para a história brasileira - e boliviana -, porém, seria disputada no dia 25 de julho de 1993, na implacável altitude de La Paz. A seleção, que um ano depois se tornaria tetracampeã mundial, sofreu diante da Bolívia de Etchverry, "El Diablo". O goleiro Taffarel, herói da conquista do tetra, jamais vai se esquecer daquele duelo. A seleção jogou com: Taffarel; Cafu, Válber, Márcio Santos e Leonardo; Mauro Silva, Luis Henrique (Jorginho), Raí (Palhinha) e Zinho; Muller e Bebeto. Na segunda derrota, em 2001, novamente em La Paz, a seleção perderia com Marcos; Cafu, Lúcio, Juan e Serginho; Edmílson, Émerson, Vampeta (Gilberto Silva) e Zé Roberto (Denílson); Rivaldo e Edílson. Como da primeira vez, no entanto, o título viria um ano depois.

Ficha Técnica do jogo desta tarde em La Paz
Bolívia - Arias; Zabala, Rivero, Raldes e García; Leonel Reyes, Olivares, Gutiérrez e Abdón Reyes; Marcelo Moreno e Arce. Técnico: Erwin Sánchez. Brasil - Julio Cesar; Maicon, Luisão, Miranda e André Santos; Josué, Ramires, Daniel Alves e Diego Souza; Adriano e Nilmar. Técnico: Dunga. Árbitro - Pablo Pozo (Fifa-Chile). Local - Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia), às 17h.

Chile é mais um sul-americano garantido na Copa do Mundo
O Chile tornou-se hoje a terceira seleção sul-americana a assegurar uma vaga na Copa do Mundo de 2010. Os chilenos venceram a Colômbia por 4 a 2, em Medellín, e já se garantiram entre os quatro melhores das Eliminatórias, ao lado de Brasil e Paraguai, que também conseguiram vaga antecipada. A vitória fora de casa levou o Chile aos 30 pontos, em terceiro lugar nas Eliminatórias. Enquanto isso, a Colômbia está eliminada da disputa pela vaga na Copa, ao permanecer com 20 pontos. Assim, o Chile volta a disputar uma Copa após 12 anos de ausência. A última participação chilena foi no Mundial da França, em 1998, quando acabou sendo eliminada pelo Brasil nas oitavas de final.

Palermo dá a vitória a Argentina nos acréscimos
Foi dramático, mas a Argentina conquistou neste sábado a vitória que precisava para respirar nas Eliminatórias, ainda dependendo só de si para conquistar uma vaga direta na Copa do Mundo de 2010. Depois de sair na frente no Estádio Monumental de Nuñez, os argentinos sofreram o empate no fim do jogo, e só venceram o Peru por 2 a 1 graças a um gol salvador de Martín Palermo, já aos 47 minutos do segundo tempo. A vitória deixou a Argentina com 25 pontos, na quarta colocação, um ponto à frente do Uruguai, que venceu o Equador por 2 a 1 em Quito, deixando os equatorianos na sexta posição, com 23 pontos. Pela última rodada, os argentinos encaram os uruguaios em Montevidéu, na próxima quarta-feira. Uma vitória fora de casa garante a vaga direta na Copa, enquanto que o empate deixaria a Argentina torcendo contra o Equador, que enfrenta o já classificado Chile em Santiago.

RESULTADOS DE ONTEM:
Colômbia 2 x 4 Chile
Equador 1 x 2 Uruguai
Venezuela 1 x 2 Paraguai
Argentina 2 x 1 Peru

Jogos de quarta-feira, 14 de outubro
17 horas - Peru x Bolívia
19 horas - Brasil x Venezuela
19 horas - Paraguai x Colômbia
20 horas - Chile x Equador
20 horas - Uruguai x Argentina

Mais 7 seleções garantem vaga na Copa do Mundo
A rodada de ontem das Eliminatórias definiu mais sete seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul: os europeus Alemanha, Dinamarca, Sérvia e Itália, mais a Costa do Marfim (África), Chile (América do Sul) e México (Concacaf), a uma rodada do fim da disputa. Estes países se juntam a Espanha, Inglaterra e Holanda, mais Gana que já estavam garantidos no Mundial na rodada anterior, além de Brasil e Chile, pela América do Sul, e a própria África do Sul, por ser o país-sede do torneio.

Brasil Sub-20 se garante nas semifinais
O Brasil sofreu, mas se classificou para as semifinais da Copa do Mundo Sub-20, que está sendo realizada no Egito, com uma vitória, de virada, sobre a Alemanha. Depois de arrancar um empate por 1 a 1 nos minutos finais do tempo regulamentar, a seleção triunfou por 2 a 1 com um gol na prorrogação. O herói da classificação foi o atacante Maicon, do Fluminense, que substituiu o meia Boquita, do Corinthians, durante o segundo tempo e marcou os dois gols brasileiros. O adversário do Brasil na disputa por uma vaga na final é a Costa Rica, que passou pelos Emirados Árabes Unidos.

Limeira nos Jogos Abertos de São Caetano do Sul
Limeira conquistou duas medalhas de prata no atletismo, uma com Andrea Celeste Benites nos 10.000m rasos e outra com Andreia de Oliveira Santos Silva nos 800m rasos.

Malha
Limeira 32 x 30 Pirassununga
Tênis Feminino Livre
Limeira 2 x 0 Pindamonhangaba
Tênis Masculino Sub-21
Limeira 2 x 0 Sertãozinho
Vôlei de Praia Feminino
Limeira 0 x 2 Praia Grande
Vôlei de Praia Masculino
Limeira 2 x 0 Presidente Prudente
Vôlei Feminino Livre
Limeira 1 x 2 Pindamonhangaba
Xadrez Feminino
Limeira 2,5 x 5,5 Sorocaba
Xadrez Masculino
Limeira 5,5 x 2,0 Presidente Prudente

Corinthians vence Grêmio, após bronca de Mano
A bronca de Mano Menezes surtiu efeito. Depois de o treinador reclamar da apatia dos jogadores, o Corinthians encerrou um jejum de cinco jogos sem vitória no Brasileirão e ganhou do Grêmio por 2 a 1, ontem à tarde, no Pacaembu. Apesar de não ter mais nenhuma pretensão no Brasileirão, o Corinthians mostrou a disposição que estava faltando nos últimos jogos. Assim, sob o comando de Ronaldo e com excelentes defesas do goleiro Felipe, a vitória foi corintiana. Os gols foram marcados por Ronaldo e Elias (Corinthians) e Rever (Grêmio).

CT do Timão é invadido por assaltantes
Sete homens fortemente armados assaltaram o Centro de Treinamento do Corinthians, em Itaquera. Eles renderam o segurança e 37 atletas que estavam no alojamento. Os bandidos levaram um computador, 20 notebooks que pertenciam aos jogadores, um videogame portátil, 42 celulares, alguns relógios e alianças e R$ 390 em dinheiro.

São Paulo se complica de vez no Brasileirão
Mais uma vez, o São Paulo se vê em má situação na campanha pelo seu sétimo título do Campeonato Brasileiro. Ontem à tarde, no Maracanã, o time saiu na frente com um gol de Hernandes, mas permitiu a virada para o Flamengo, que venceu por 2 a 1, gols de Petkovic, de pênalti, e Zé Roberto. Com o resultado, o time permanece com 49 pontos, cinco atrás do líder Palmeiras, que ainda joga amanhã, fora de casa, contra o Náutico. Enquanto isso, os cariocas se aproximam de vez dos líderes e somam 45 pontos.

Inter/RS só empata com o Atlético no Beira-Rio
O Internacional/RS conseguiu um empate sofrido com o Atlético-PR, por 1 a 1, ontem à noite, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O tropeço em casa impediu que o time gaúcho assumisse a segunda colocação do Brasileirão e o deixou um pouco mais distante do título. Com o empate, o Inter foi ao 48 pontos, apenas um atrás do São Paulo, que manteve o segundo lugar mesmo perdendo para o Flamengo. O Atlético-PR comemorou bastante o empate. Mesmo levando um gol nos minutos finais, o time paranaense voltou de Porto Alegre com um ponto, que o levou aos 36 pontos, afastando-se um pouco mais da zona de rebaixamento.

Fluminense vence a primeira fora de casa
O Fluminense derrotou o Santo André por 2 a 1, ontem à tarde, no Estádio Bruno José Daniel, no ABC paulista, e conseguiu a sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão. Com isso, o time carioca saiu da lanterna do campeonato, ultrapassando o Sport, que joga apenas amanhã. Os gols do Fluzão foram marcados por Alan e Fred, de pênalti, enquanto Camilo descontou de cabeça para o Ramalhão.

Barueri estraga a festa do centenário do Coritiba
O Coritiba esperava antecipar a comemoração do seu centenário, que acontece amanhã, mas foi derrotado pelo Grêmio Barueri, por 2 a 1, ontem à noite, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Assim, com o tropeço em casa na 29.ª rodada do Brasileirão, o time paranaense acabou frustrando o seu torcedor. Os gols do Barueri foram marcados por Márcio Careca e Thiago Humberto (46 minutos do 2º tempo), com Batata anotando para o Coxa.

Lenny viaja com o Palmeiras para Recife
Depois de quatro meses afastado por conta de uma fratura no quinto metatarso do pé direito, o atacante Lenny foi relacionado pelo técnico Muricy Ramalho para o jogo do Palmeiras contra o Náutico, marcado para amanhã, no Recife.

Vágner Love achou expulsão no Palestra injusta
O palmeirense que ainda guardava rancor de Vágner Love por ele quase ter acertado uma transferência para o Corinthians, no começo de 2005, deve ter se sensibilizado com a entrega do atacante em campo durante o empate com o Avaí por 2 a 2, na última quinta-feira, no Palestra Itália. Love correu o tempo todo e, além de fazer um gol e criar outras boas chances para marcar, participou ativamente do sistema defensivo. Esforçou-se tanto que acabou exagerando: deu um carrinho no lateral-esquerdo Eltinho, já no final do jogo, e foi expulso. Não tinha nem cartão amarelo e saiu chorando de campo.

Ponte Preta e Vasco da Gama empatam em Campinas
Ponte Preta e Vasco da Gama fizeram uma partida movimentada ontem à tarde, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 29.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No final, persistiu o empate por 1 a 1, que garantiu a manutenção da liderança ao Vasco. A Macaca saiu na frente com Evando, de cabeça, enquanto Carlos Alberto, de pênalti, empatou no segundo tempo. No entanto, o resultado teve a interferência direta do árbitro paranaense Edivaldo Elias da Silva. Ele anulou um gol legítimo dos vascaínos e depois marcou pênalti inexistente para o time carioca.

Guarani vence e coloca um pé na Série A
Com gols de Walter Minhoca e Léo Mineiro, o Guarani venceu o Brasiliense por 2 a 1, ontem à tarde, em Taguatinga pela Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o time de Campinas mais próximo do líder Vasco, na segunda posição, com 56 pontos, um a menos que a equipe carioca. O Brasiliense, por sua vez, segue com 38 pontos, na 11.ª colocação, e ainda corre risco de rebaixamento.

Fortaleza atrapalha a vida do Figueirense
O Fortaleza venceu o Figueirense por 3 a 1, ontem à tarde, no Estádio Castelão, em Fortaleza, e deixou a zona de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Com gols de Luiz Carlos, Marcelo de Faria e Rogerinho, o Fortaleza chegou aos 32 pontos, na 16.ª colocação. Enquanto isso, o Figueirense perdeu a chance de somar a quinta vitória consecutiva e voltar ao G-4. Na quinta colocação, o time catarinense segue com 48 pontos, dois a menos que a zona de acesso.

Copa Paulista tem dois jogos hoje
A terceira rodada da segunda fase da Copa Paulista será encerrada hoje com dois jogos, ambos válidos pelo Grupo 7. Esta é a chave mais equilibrada após duas rodadas porque todos têm três pontos cada. A diferença é notada apenas pelo saldo de gols. O Rio Preto está na liderança, com um gol de saldo, e vai receber às 10h, o Mogi Mirim, segundo colocado com saldo zero. Em terceiro lugar está o Paulista, também com saldo zero, que vai enfrentar o lanterna Pão de Açúcar, com saldo negativo de um. O jogo também será às 10h.

Segundona do Paulista também tem dois jogos hoje
A segunda rodada da quarta e decisiva fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão - equivalente à Quarta Divisão estadual - continua hoje com mais dois jogos, ambos válidos pelo Grupo 16. Após derrota para o Desportivo Brasil, o Red Bull está na lanterna da chave sem ter conquistado nenhum ponto e busca a reabilitação contra o Palestra, que é o vice-líder com um ponto. Líder com três pontos, o time de Porto Feliz tenta se isolar ainda mais na ponta contra o Taubaté, terceiro colocado com um. A segunda rodada será completada apenas amanhã, quando o Lemense recebe o Atlético Araçatuba, pelo Grupo 17.

Dario Franchitti é campeão da Fórmula Indy
O escocês Dario Franchitti, da Chip Ganassi, é o campeão da temporada 2009 da Fórmula Indy. Ele venceu o GP de Miami-Homestead, na Flórida, e conseguiu seu segundo título na categoria graças a uma corrida tática, economizando combustível no oval e fazendo uma parada mais rápida que seus adversários, o australiano Ryan Briscoe (Penske, o segundo na prova) e o neozelandês Scott Dixon (o terceiro).

Sub-20: Inter e Independente vencem
Ontem à tarde em Mogi Guaçu, Guaçuano 1 x 7 Independente - mesmo vencendo, a equipe limeirense está eliminada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, pois o Brazilis venceu o Radium, em Mococa, por 3 a 0, ficando com a segunda vaga. A primeira foi do Amparo. Já a Internacional estreou com derrota na segunda fase do Campeonato Paulista da Primeira Divisão. Desfalcada de Dida, Lucas Galbis e Lucas Lima, o "Leãozinho" foi derrotado em Penápolis para a Penapolense por 2 a 1. Os outros dois times do grupo são Palmeiras e Nacional. Próximo jogo da Inter será na quarta-feira, às 15h, contra o Nacional, no Limeirão.

Acesse meu twitter e tenha informações diárias: twitter.com/edmar_ferreira

Nenhum comentário: