domingo, 18 de outubro de 2009

Palmeiras quer o fim da fase de tropeços

Dizem que se aprende com os erros. E o Palmeiras tem a chance hoje, às 16h, diante do Flamengo, no Palestra Itália, de provar que as bobeiras de 2008 serviram de lição para a atual temporada. No ano passado, na 30 ª rodada do Campeonato Brasileiro, a mesma de agora, o time tinha um jogo em casa, como hoje, e tropeçou. Perdia do São Paulo por 2 a 0, buscou o empate, mas acabou deixando escapar a chance de assumir a liderança caso vencesse. Ficou um ponto atrás do Grêmio e caiu para terceiro. Dali em diante, entrou em queda e acabou na quarta posição, 10 pontos atrás do campeão São Paulo.

Todo cuidado é pouco com o Flamengo
Não que o Palmeiras corra perigo de ser superado na rodada. Bem longe disso. Mas com suas principais estrelas escaladas, a ordem é pôr fim aos tropeços seguidos - fez um ponto em seis possíveis nas últimas rodadas - e acabar com a euforia de um rival que vem embalado e vê as chances de brigar por título aumentarem a cada jogo. Ganhar do Flamengo significaria, ainda, seguir com a cômoda vantagem de pelo menos cinco pontos em relação aos principais perseguidores e diminuir para oito rodadas o sonho de título.

Palestra Itália receberá lotação máxima
O confronto do Palestra Itália, que terá lotação máxima, contará com bons ingredientes esta tarde. A expectativa de gols vem dos pés de dois atacantes de seleção brasileira que retornam após ausência na partida anterior. Vágner Love é aposta verde, enquanto os rubro-negros depositam suas fichas em Adriano. O torcedor também terá o prazer em acompanhar dois camisas 10 que estão se destacando na competição. Diego Souza é o amuleto alviverde. Sem ele, o Palmeiras ainda não venceu na temporada. Nos dois últimos tropeços, ele estava com a seleção brasileira. Do lado flamenguista, seu torcedor deposita fé nos passes precisos do veterano sérvio Petkovic.

Principais titulares voltam no Verdão
Robert será o substituto de Obina, impedido de jogar por cláusulas contratuais. Muricy Ramalho ganhará ainda, Edmílson e Pablo Armero. O volante cumpriu suspensão nos 3 a 0 para o Náutico e o lateral-esquerdo estava com a seleção colombiana. No Mengão, além de Adriano, o técnico Andrade também conta com a volta de Leonardo Moura, que cumpriu suspensão na vitória sobre o São Paulo, na lateral direita. Em compensação, serão duas as ausências. Everton quebrou o pé e está fora da temporada. Assim, Juan assume novamente o posto na lateral esquerda. O zagueiro Álvaro, que sofreu uma contusão no joelho esquerdo contra os são-paulinos, será substituído por Welinton ou Toró.

Ficha Técnica de Palmeiras x Flamengo
Palmeiras - Marcos; Wendel, Maurício, Danilo e Armero; Edmílson, Souza, Cleiton Xavier e Diego Souza; Robert e Vágner Love. Técnico: Muricy Ramalho. Flamengo - Bruno; Leonardo Moura, Welinton (Toró), Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Maldonado, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. Técnico: Andrade. Árbitro - Sandro Meira Ricci (DF). Local - Palestra Itália, às 16h

Remanescentes buscam vingança contra o Sport
Elias sabe que anda devendo futebol no segundo semestre. Um dos melhores do Corinthians nas conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, ele sofreu demais com o desmanche em seu setor - é o único remanescente, já que Cristian e Douglas foram negociados. Dias atrás, chegou a ser cobrado por alguns torcedores. Ciente de que está em débito, o volante pediu para "jogar todas as partidas" até o fim do ano. Hoje, às 16h, ele busca sua vingança contra o Sport.

Lembranças ruins da Ilha do Retiro
Será o primeiro duelo entre os dois times, na Ilha do Retiro, desde a decisão da Copa do Brasil de 2008, conquistada pelos pernambucanos com vitória por 2 a 0. Elias não estava em campo naquele 11 de junho, mas tem motivos de sobra para buscar um resultado positivo hoje. Contratado no meio de 2008, o volante, ao lado de Douglas, esteve com o elenco na capital pernambucana na época. Queria dar um apoio aos companheiros e voltou para casa revoltado com o tratamento recebido na cidade.

Jogadores querem mandar o Sport para Série B
Vencer não significa melhorar na tabela. As chances de título do Corinthians são nulas. Ainda assim, a vitória significa muito, sim. Vale, por exemplo, para deixar os algozes de 2008 à beira do rebaixamento à Série B. Uma boa vingança, também, para Felipe, Chicão, William e Dentinho, titulares naquela derrota, além do técnico Mano Menezes. O treinador, contudo, apela para o discurso de "jogo comum". Ronaldo e Alessandro, suspensos, não jogam. Entram Edno e Balbuena, respectivamente.

Ficha Técnica de Sport x Corinthians
Sport - Magrão; Moacir, César, Durval, Dutra; Hamilton, Andrade, Fininho e Luciano Henrique, Arce e Wilson. Técnico: Péricles Chamusca. Corinthians - Felipe; Balbuena (Defederico), Chicão, William e Marcelo Oliveira; Marcelo Mattos, Jucilei e Elias; Edno, Jorge Henrique e Dentinho. Técnico: Mano Menezes. Árbitro - Francisco Carlos Nascimento (AL). Local - Ilha do Retiro, às 16h

Grêmio ainda sonha com vaga na Libertadores
O Grêmio depende de uma vitória sobre o Coritiba, às 16h, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, para manter uma pontinha de esperança de ainda se classificar para a Taça Libertadores da América do ano que vem. O time tricolor tem 41 pontos e, ao mesmo tempo em que sonha, também tem que se preocupar com quem vem atrás. A equipe não ganha um jogo há quatro rodadas. Se perder ou empatar de novo poderá ficar até com a classificação para a Copa Sul-Americana ameaçada. O técnico Paulo Autuori conta com a volta do goleiro Victor, que estava na seleção brasileira, mas perdeu o artilheiro Jonas, que sofreu uma torção no tornozelo e ficará afastado do time até o final da temporada.

Ficha Técnica do jogo Grêmio x Coritiba
Grêmio - Victor; Mário Fernandes, Léo, Réver e Lúcio; Túlio, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza; Perea e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori. Coritiba - Edson Bastos; Ângelo, Jéci, Pereira e Luciano Amaral; Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba, Thiago Gentil e Renatinho; Marcelinho Paraíba e Marcos Aurélio. Técnico: Ney Franco. Árbitro: Célio Amorim (SC). Local - Estádio Olímpico, às 16h.

Cruzeiro quer manter ascensão no Brasileirão
O Cruzeiro tenta manter a ascensão e subir na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro contra o Botafogo, hoje às 18h30, no Mineirão, pela 30.ª rodada. Depois de um período irregular, o time mineiro tem a melhor campanha do segundo turno e se aproximou com boas perspectivas da zona de classificação para a Taça Libertadores da América.

Mau começo no Brasileirão se deve a Libertadores
O Cruzeiro foi vice-campeão da Libertadores neste ano. O foco na competição continental foi justamente um dos motivos que levaram a um mau começo no Brasileirão. Se vencer, o time celeste - que vem de duas vitórias, sendo que a última foi sobre o maior rival, o Atlético - mantém as chances de um nova disputa para 2010. O técnico Adílson Batista terá três desfalques e um deles é Gilberto, que vinha sendo o encarregado pela armação do time. Além do jogador, com uma inflamação no tendão de Aquiles do pé direito, o atacante Wellington Paulista e o zagueiro Leonardo Silva, ambos com estiramento muscular, também não jogam.

Ficha Técnica do jogo Cruzeiro x Botafogo
Cruzeiro - Fábio; Jonathan, Gil, Cláudio Caçapa e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Soares. Técnico: Adílson Batista. Botafogo - Jefferson; Alessandro, Emerson, Teco e Diego; Fahel, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio e Reinaldo (Victor Simões); Jobson e André Lima. Técnico: Estevam Soares. Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (FIFA/RS). Local - Mineirão, às 18h30.

Jogo dos extremos hoje no Maracanã
Na tabela de classificação, um abismo separa Fluminense e Internacional/RS, adversários de hoje, às 16h, no Maracanã. Mas é confiando no peso da camisa que os tricolores, com remotas chances de permanência na Série A, esperam equilibrar a disputa contra os colorados, que ainda sonham com o título. Cuca vai mandar a campo uma equipe cautelosa. Serão três zagueiros e dois volantes, com Conca solitariamente a cargo da armação de jogadas para Alan e Fred. O Inter por sua vez, precisa vencer e torcer para o Palmeiras perder para o Flamengo.

Ficha Técnica do jogo Fluminense x Inter/RS
Fluminense - Rafael; Gum, Luiz Alberto e Digão; Mariano, Diguinho, Diogo, Conca e João Paulo; Alan e Fred. Técnico: Cuca. Internacional - Lauro; Índio, Sorondo e Fabiano Eller; Daniel, Sandro, Guiñazu, D'Alessandro, Andrezinho e Kleber; Alecsandro. Técnico: Mário Sérgio. Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES). Local - Maracanã, às 16h.

Vitória acredita em goleada contra o Náutico
Sem ganhar há três jogos - dois empates e uma derrota -, o Vitória tenta acabar com o jejum hoje, quando recebe o Náutico, a partir das 18h30, no Estádio Barradão, em Salvador. Assim, o time baiano espera continuar bem posicionado para buscar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2010. O Vitória está com 41 pontos, ocupando posição intermediária no Brasileirão, dentro do grupo que se classifica para a Copa Sul-Americana. Por isso, a ordem é voltar a ganhar, diante do Náutico, que está sofrendo ameaça de rebaixamento e deve entrar em campo desesperado.

Ficha Técnica de Vitória x Náutico
Vitória - Gléguer; Nino, Fábio Ferreira, Wallace e Leandro; Uelliton, Magal, Ramon e Willian; Gláucio e Roger. Técnico: Vágner Mancini. Náutico - Glédson; Vagner, Asprilla e Cláudio Luiz; Patrick, Derley, Ailton (Rudnei), Irênio e Michel; Bruno Mineiro e Carlinhos Bala. Técnico: Geninho. Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO). Local - Barradão, em Salvador, às 18h30.

Santo André joga cartada decisiva em Curitiba
Vindo de derrota para o Fluminense na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Santo André enfrenta o Atlético Paranaense, às 18h30, em Curitiba. O time do ABC paulista precisa recuperar fora os pontos perdidos em casa para não ver a sua situação ficar ainda mais complicada na tabela. Em 17.º lugar com 29 pontos, o Santo André está três pontos atrás do Botafogo, o primeiro time fora da zona da degola. O problema é que o desempenho da equipe longe de seus domínios é pífio. Em 14 jogos como visitante, venceu três, empatou três e perdeu oito vezes. A última vitória como fora aconteceu, coincidentemente, diante do Botafogo, no Engenhão.

Ficha Técnica de Atlético/PR x Santo André
Atlético-PR - Galatto; Nei, Ronald, Manoel e Alex Sandro; Valência, Rafael Miranda e Paulo Baier; Wesley, Alex Mineiro e Wallyson (Marcinho). Técnico: Antônio Lopes. Santo André - Neneca; Cesinha, Marcel e Gustavo Nery; Cicinho, Fernando, Ricardo Conceição, Pablo Escobar e Rômulo; Marcelinho Carioca e Nunes. Técnico: Sérgio Soares. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA/MG). Local - Arena da Baixada, às 18h30.

São Paulo decepciona no Morumbi e perde
Pressão, apoio, vaias e a primeira derrota no Morumbi após 32 partidas para o São Paulo, que caiu por 1 a 0 diante do Atlético/MG, ontem à noite. Com o tropeço, o segundo seguido, o São Paulo continua com seus 49 pontos, mas cai para a terceira posição justamente para o Atlético-MG, que soma 50. Além de perder a vice-liderança, o atual tricampeão nacional dá mais uma chance para o líder Palmeiras abrir vantagem, casa vença o Flamengo, hoje no Palestra Itália. O único gol da partida foi de Diego Tardelli, logo no primeiro minuto.

Santos arranca empate na Arena Barueri
Mais uma atuação decepcionante. Novamente sem apresentar um grande futebol, o Santos não passou de um 0 a 0 com o Grêmio Barueri, ontem à noite, na Arena Barueri, e praticamente deu adeus às esperanças de conseguir uma vaga na Taça Libertadores da América. Mais do que isso, o time de Vanderlei Luxemburgo, que vai a 41 pontos, pode já começar a ser pressionado pelo Atlético Paranaense na briga por um lugar na Copa Sul-americana, uma vez que também deixou de superar um dos rivais diretos, o Barueri, que também chega a 41 pontos, mas tem melhor saldo de gols.

Avaí vira para cima do Goiás na Ressacada
O Avaí ultrapassou a marca dos 40 ponto com uma vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Goiás, ontem à noite, em Florianópolis. A partida encerrou um jejum de vitórias da equipe catarinense que já durava quatro partidas. Com 43 pontos, o Avaí está a uma vitória de consolidar seu principal objetivo no primeiro ano de participação na Série A: afastar qualquer possibilidade de rebaixamento para a Série B. Os gols foram marcados por Léo Gago e Marquinhos, ex-meia da
Internacional de Limeira e do São Paulo.

Portuguesa vence e entra na briga na Série B
A Portuguesa definitivamente voltou à luta pelo acesso do Campeonato Brasileiro da Série B. Com um golaço do meia Marco Antônio, de falta, aos 46 minutos do segundo tempo, o time paulista venceu o Atlético Goianiense, por 1 a 0, ontem à tarde, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 30.ª rodada. Esta importante vitória contra um concorrente direto recoloca a Lusa na sexta posição, com 48 pontos. Apenas três a menos que o quarto colocado, o Figueirense. Já os goianos deixaram de vez o G-4 e estão no quinto lugar, com 50. Esta foi a primeira derrota do Atlético em 15 jogos dentro de casa. Antes tinha 11 vitórias e três empates.

Resultados da 30ª Rodada da Série B:
Guarani 2 x 1 Duque de Caxias
Vasco da Gama 4 x 1 Vila Nova-GO
Campinense 2 x 3 Ponte Preta
São Caetano 3 x 0 ABC-RN
Figueirense 3 x 1 Juventude
Bragantino 3 x 0 Bahia
América-RN 2 x 1 Fortaleza
Atlético-GO 0 x 1 Portuguesa
Ceará 2 x 1 Brasiliense
Ipatinga1 x 1 Paraná Clube

Classificação da Série B:
1 Vasco da Gama 60
2 Guarani 59
3 Ceará 56
4 Figueirense 51
5 Atlético-GO 50
6 Portuguesa 48
7 São Caetano 45
8 Bragantino 43
9 Ponte Preta 43
10 Ipatinga 40
11 Paraná Clube 39
12 Brasiliense 38
13 Duque de Caxias 37
14 Vila Nova-GO 36
15 Juventude 34
16 América-RN 33
17 Fortaleza 32
18 Bahia 32
19 ABC 31
20 Campinense 30

Série D do Brasileiro conhecerá finalistas hoje
Os jogos de volta das semifinais do Campeonato Brasileiro da Série D serão disputados hoje com a promessa de muita emoção. Após garantirem o acesso à Série C, Chapecoense, Macaé, Alecrim e São Raimundo sonham em fazer história e conquistar o título da temporada. O primeiro passo é chegar na final. O Macaé vai até o oeste catarinense enfrentar a Chapecoense, às 16h, com uma boa vantagem na bagagem. No jogo de ida, no Rio de Janeiro, o time fluminense venceu por 2 a 0. Na outra semifinal, a vantagem é do São Raimundo, que saiu na frente e venceu o Alecrim por 3 a 1, no jogo de ida, em Santarém (PA). Agora, as duas equipes duelam em Natal, às 17h (de Brasília).

Taubaté e Red Bull buscam vitória hoje
A terceira rodada da quarta e decisiva fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão - equivalente à Quarta Divisão estadual - será encerrada hoje com o jogo isolado entre Taubaté e Red Bull, na cidade de Taubaté, na região do Vale do Paraíba. Os donos da casa estão com apenas dois pontos conquistados e não sabem o que é vencer nesta fase decisiva. Assim como o Red Bull, lanterna do Grupo 16, com apenas um ponto. Após esta rodada, restarão apenas mais três para decidir os quatro times que irão disputar a Série A-3 do Campeonato Paulista de 2010.

XV de Piracicaba busca primeira vitória nessa fase
Mais oito clubes entram em campo hoje para encerrarem a quarta rodada da segunda fase da Copa Paulista. O destaque fica para o XV de Piracicaba, lanterna do Grupo 5, com dois pontos, que vai em busca de sua primeira vitória contra o Sertãozinho, fora de casa. O adversário está com quatro pontos e quer se manter entre os primeiros colocados. Pelo Grupo 7, o Mogi Mirim está na liderança com 6 pontos e terá pela frente o Rio Preto, lanterna com 3. De olho na primeira colocação, Paulista e Pão de Açúcar se enfrentam em Jundiaí. Ambos estão com 4 pontos. Empatados com 4 pontos, Ferroviária e São Bernardo duelam em Araraquara visando as primeiras colocações. O vencedor dará um grande passo para ficar com uma das vagas do Grupo 6.

Rubinho crava a pole do GP do Brasil
Rubens Barrichello brilhou na molhada pista de Interlagos. No conturbado treino de classificação, que sofreu longa paralisação por causa da chuva, o piloto brasileiro conquistou neste sábado a pole position do GP do Brasil de Fórmula 1. E também pôde comemorar o resultado ruim de seus rivais na luta pelo título: o inglês Jenson Button larga em 14.º lugar e o alemão Sebastian Vettel será apenas o 15.º colocado no grid da corrida deste domingo, que começa às 14 horas.

Handebol feminino vence as atuais campeãs olímpicas
A seleção brasileira de handebol feminino conseguiu uma boa vitória sobre a Noruega por 33 a 32, neste sábado, em Bergen. A partida contra as atuais campeãs olímpicas faz parte de uma serie de amistosos preparatórios para o Campeonato Mundial, que será disputado de 5 a 20 de dezembro, na China.

Winner conquista a medalha de ouro no ABC
O basquete de Limeira, representado pela Winner, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Abertos de São Caetano do Sul. Na final realizada ontem pela manhã, o time comandado pelo técnico Panterna derrotou Jacareí por 87 a 85, após empate por 73 pontos no tempo normal.

Acesse meu twitter: twitter.com/edmar_ferreira

Nenhum comentário: