terça-feira, 20 de outubro de 2009

Palmeiras busca recuperação contra o Santo André no ABC

Depois de três tropeços seguidos - duas derrotas e um empate -, que o impediram de aumentar a vantagem na liderança do Brasileirão, o Palmeiras tem um cenário favorável para se recuperar hoje, quando visita o Santo André, a partir das 21h50, no Estádio Bruno José Daniel. Apesar de o jogo ser fora de casa, a torcida palmeirense será maioria nas arquibancadas. Para ajudar, o adversário está na zona de rebaixamento e o técnico Muricy Ramalho não tem problemas para escalar a equipe. Como o jogo de hoje foi antecipado a pedido das emissoras de tevê que transmitem o Brasileirão, o Palmeiras abre a 31ª rodada do campeonato. Assim, poderá aumentar para sete pontos a sua vantagem na liderança, o que colocará pressão sobre os outros candidatos ao título, que só entram em campo no fim de semana.

Clima ficou tenso após resultados negativos
A sequência de resultados ruins deixou o ambiente nervoso no Palmeiras. Após a derrota para o Flamengo, domingo passado, no Palestra Itália, o goleiro Marcos apontou falhas de Wendel e Robert em um dos gols e gerou mal-estar. Mas uma reunião do grupo, na segunda-feira, tratou de aliviar o clima dentro do elenco. "Ninguém aqui teme perder o título", avisou Cleiton Xavier, um dia depois de o também meia Diego Souza ter usado a palavra "medo" para falar do momento delicado do Palmeiras na luta para ser o campeão do Campeonato Brasileiro. "Nós confiamos no nosso trabalho. Nosso objetivo é o título e vamos brigar por isso."

Muricy Ramalho faz mistério
O técnico Muricy Ramalho não fez treino tático e nem se dispôs a antecipar a escalação. Mas ele tende a manter o time titular, sem grandes mudanças. A única dúvida fica no ataque, entre Robert, que enfrentou o Flamengo, e Obina, que não pôde jogar no último domingo por ter sido emprestado pelo clube carioca ao Palmeiras. Enquanto isso, o lateral-direito chileno Figueroa, que cumpriu suspensão, volta no lugar de Wendel. Como anda descontente com o sistema de marcação nos últimos jogos, Muricy também poderia recuar o volante Edmílson para jogar na zaga, ao lado de Danilo e Maurício Nascimento, mudando o esquema tático do 4-4-2 para o 3-5-2. Mas o treinador optou por fazer mistério, consciente da importância do jogo para a caminhada palmeirense rumo ao título brasileiro.

Santo André encara jogo como decisão
Sem vencer há três rodadas e na zona do rebaixamento, o Santo André encara seus últimos oito jogos como verdadeiros desafios no Campeonato Brasileiro. E promete muita superação para vencer o líder Palmeiras. Ocupando a 17.ª colocação, com 29 pontos, o time do ABC paulista perdeu seus últimos dois jogos - diante de Atlético Paranaense e Fluminense. Coincidentemente, o Palmeiras também vem de duas derrotas - para Náutico e Flamengo - e somou apenas um ponto em três rodadas. Desfalque certo é o lateral-esquerdo Ávine, que cumpre suspensão, e Élvis deve seguir titular da posição.

Nunes é absolvido e enfrenta o Verdão
O técnico do Santo André, Sérgio Soares, recebeu uma boa notícia ontem. É que o atacante Nunes foi absolvido em julgamento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. Com esta decisão, o jogador está liberado para defender o clube do ABC paulista contra o Palmeiras, no Bruno José Daniel, em Santo André, na abertura da 31.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ficha Técnica de Santo André x Palmeiras
Santo André - Neneca; Rômulo, Cesinha, Marcel e Élvis; Fernando, Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca e Camilo; Nunes e Wanderley. Técnico: Sérgio Soares. Palmeiras - Marcos; Figueroa, Danilo, Maurício Nascimento e Armero; Edmílson, Souza, Cleiton Xavier e Diego Souza; Obina (Robert) e Vágner Love. Técnico: Muricy Ramalho. Local - Estádio Bruno José Daniel, às 21h50.

Ronaldo diz que Corinthians será o fiel da balança
O atacante Ronaldo afirmou, ontem, no Parque São Jorge, que o Corinthians será o "fiel da balança" na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. O jogador falou sobre o assunto ao comentar o confronto que o time travará contra o rival Palmeiras, em 1.º de novembro, em Presidente Prudente. O jogador afirmou não se importar com uma possível conquista palmeirense, mas avisou que é melhor a equipe do Palestra Itália não esperar uma possível desmotivação do Corinthians no clássico, fato que será possível pelo time já ter assegurado a sua vaga na Libertadores do ano que vem e estar longe da disputa pelo título brasileiro. O Timão ainda terá Flamengo e Atlético/MG.

Vasco vence em Natal e dispara na liderança
Com gols de seus jogadores mais experientes e rodados - Fernando, Carlos Alberto e Fumagalli -, o Vasco da Gama venceu o ABC por 3 a 2, ontem à noite, no Estádio Frasqueirão, em Natal, e se aproximou ainda mais do acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Após a 31.ª rodada, o time carioca chegou à marca de 63 pontos e abriu quatro de vantagem para o Guarani, o vice-líder, que perdeu para o Paraná, em Curitiba. O Vasco também é o melhor visitante da Série B, com 30 pontos em 16 jogos. Já o ABC permanece com 31 pontos e caiu para a penúltima posição.

Portuguesa derrota o Ceará e entra na briga
A Portuguesa entrou de vez na briga pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Em uma partida bastante disputada, a Lusa venceu o Ceará por 1 a 0, ontem à noite, no Estádio Papa João Paulo II, em Mogi Mirim. O duelo foi válido pela 31.ª rodada da competição e foi o terceiro jogo da equipe paulista em Mogi Mirim, uma vez que pegou cinco partidas de punição no STJD por conta de vários incidentes ocorridos no Canindé.

Resultados da 31ª Rodada da Série B
Fortaleza 0 x 1 Atlético-GO
Ponte Preta 2 x 1 Bragantino
Portuguesa 1 x 0 Ceará
Bahia 3 x 0 Campinense-PB
Juventude 2 x 1 América-RN
Paraná Clube 2 x 0 Guarani
ABC/RN 2 x 3 Vasco da Gama
Duque de Caxias 2 x 1 São Caetano
Brasiliense 2 x 0 Ipatinga
Vila Nova-GO 2 x 1 Figueirense

Classificação da Série B:
1 Vasco da Gama 63
2 Guarani 59
3 Ceará 56
4 Atlético-GO 53
5 Figueirense 51
6 Portuguesa 51
7 Ponte Preta 46
8 São Caetano 45
9 Bragantino 43
10 Paraná Clube 42
11 Brasiliense 41
12 Duque de Caxias 40
13 Ipatinga 40
14 Vila Nova-GO 39
15 Juventude 37
16 Bahia 35
17 América-RN 33
18 Fortaleza 32
19 ABC-RN 31
20 Campinense 30

Botafogo/RJ joga hoje no Paraguai
Se pudesse escolher, o Botafogo definitivamente não viajaria ao Paraguai na semana que antecede o clássico contra o Flamengo, no domingo, que pode decretar o retorno do time alvinegro à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Mas o time precisa encarar o desgaste da partida contra o Cerro Porteño, hoje, às 21h50 (de Brasília), em Assunção, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Como a permanência na Série A é prioridade, o técnico Estevam Soares já se decidiu por poupar metade do time titular. A dúvida é sobre quais serão eles. O treinador faz mistério e não adianta suas decisões.

Ficha Técnica de Cerro Porteño-PAR x Botafogo
Cerro Porteño-PAR - Barreto; Irrázabal, Torren, Herner e Piris; Villarreal, Núñez, Brítez e Ortiz; Julio dos Santos e Nanni. Técnico: Pedro Troglio. Botafogo - Jefferson; Thiaguinho, Wellington (Teco), Juninho e Diego; Leo Silva, Batista, Rodrigo Dantas e Reinaldo (Fahel); Victor Simões e Jobson. Técnico: Estevam Soares. Árbitro - Sergio Pezzotta (Fifa-ARG). Horário - 21h50 (de Brasília). Local - Estádio Pablo Rojas, em Assunção (Paraguai).

Rodada da Copa Paulista pode definir classificados
O Votoraty é o único classificado para a terceira fase da Copa Paulista, mas hoje, quando acontecem nove jogos válidos pela quinta rodada da segunda fase, outros quatro times podem garantir as suas vagas. Pelo Grupo 5, Atlético Sorocaba e Sertãozinho estão na liderança empatados com sete pontos e se enfrentam em Sorocaba. Quem vencer precisa torcer por um tropeço do Grêmio Osasco contra o XV de Piracicaba, na Grande São Paulo. Com todos os times empatados com cinco pontos, o Grupo 6 é o mais equilibrado até o momento e nesta rodada ainda ninguém conseguirá a classificação. O Botafogo é o líder devido ao saldo de gols e vai enfrentar o São Bernardo, fora de casa. Já o Grupo 7 poderá conhecer seus dois classificados. Na liderança com nove pontos, o Mogi Mirim precisa apenas de um empate, em casa, com o Pão de Açúcar. O adversário é o terceiro colocado, com quatro. O Paulista, vice-líder com sete, precisa vencer o Rio Preto e torcer por um tropeço do Pão de Açúcar. O Grupo 8 tem apenas uma vaga aberta, já que o Votoraty se classificou na última rodada. O Linense pode se juntar ao líder. Para isso, precisa vencer o Votoraty, fora de casa, e torcer por um empate entre Itapirense e Juventus, em Itapira. Estes dois times estão empatados com três pontos. A rodada só será encerrada amanhã, quando a Ferroviária enfrenta o Ituano, em Araraquara, pelo Grupo 6, na inauguração da Arena da Fonte Luminosa. Os dois estão com cinco pontos e seguem na briga por uma das duas vagas para a próxima fase.

Ex-presidiários trabalharão nas obras para a Copa 2014
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o presidente Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 e também chefe da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, assinaram ontem no Rio de Janeiro um acordo para a implementação do projeto 'Começar de Novo', que incentivará a utilização de ex-presidiários em obras de estádios que abrigarão jogos do Mundial de 2014 no Brasil.

Daniel Alves fica três semanas de fora
O brasileiro Daniel Alves ficará afastado do Barcelona por cerca de três semanas depois que lesionou um músculo da coxa direita na derrota de 2 x 1 para o Rubin Kazan pela Liga dos Campeões ontem. Alves foi substituído por Sergio Busquets e o Barcelona informou em sua página na Internet que ele poderá perder seis partidas -- três pelo Campeonato Espanhol, duas pela Copa do Rei e o jogo de volta em Kazan, em 4 de novembro.

Fifa cria o Prêmio Puskas
A Fifa anunciou ontem a criação de um novo prêmio no futebol mundial. O "Prêmio Puskas" será dado ao jogador que marcar o gol mais bonito da temporada. O primeiro vencedor será anunciado no dia 21 de dezembro, durante a premiação dos melhores do mundo.

Paulistano recebe Rio Claro no Basquete
Até agora foram cinco jogos e cinco vitórias. Dois ainda pelo primeiro turno e três vitórias no returno. Hoje, a equipe do Paulistano/Amil vai buscar muito mais que o sexto resultado positivo seguido: quer também a manutenção da liderança do Campeonato Paulista Masculino de Basquete, Série A1. O jogo será no ginásio Antônio Prado Júnior e será contra o Rio Claro/Seme, a partir das 19h30. O Paulistano/Amil vem dividindo a liderança com Franca, ambas equipes com 26 pontos ganhos, 11 vitórias e apenas quatro derrotas. No jogo do primeiro turno, em Rio Claro, o Vermelho e Branco venceu o adversário por 78 a 70.

Osasco conquista o Sul-Americano de Vôlei
O Sollys/Osasco conquistou em Lima, no Peru, o Campeonato sul-americano feminino de clubes de vôlei. Na decisão diante do Unilever, a vitória foi por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 25/17, 12/25 e 25/18. A equipe paulista garantiu sua primeira taça com o novo patrocinador. O confronto decisivo chegou a ser paralisado no primeiro set por falta de energia no Ginásio Municipalidad de Miraflores.

Mello e Sá são massacrados em Estocolmo
Durou apenas 50 minutos a participação dos brasileiros Marcelo Melo e André Sá na chave de duplas do ATP de Estocolmo. Ontem, os mineiros perderam para Jordan Kerr (AUS) e Travis Parrott (EUA) por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1. A derrota confirma mais uma vez a fase complicada da dupla brasileira nesta temporada. Depois de um bom ano em 2008 - quando quase foi à Masters Cup -, a parceria amarga dias difíceis, com derrotas em estreias e uma queda preocupante no ranking mundial.

Bruno Senna pode correr pela Renault em 2010
De olho em uma vaga na Fórmula 1 para a temporada de 2010, o brasileiro Bruno Senna pode ganhar uma chance de testar uma Renault ainda neste ano. A equipe da montadora francesa tem apenas um piloto confirmado para o próximo Mundial, o polonês Robert Kubica.

ACESSE MEU TWITTER: twitter.com/edmar_ferreira

Nenhum comentário: