sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CBF divulga calendário para 2010

A CBF divulgou ontem o calendário do futebol brasileiro para 2010, ano em que a seleção brasileira buscará o hexacampeonato mundial na África do Sul, de 11 de junho a 11 de julho. Das competições coordenadas pela entidade, a Copa do Brasil abre a temporada, com rodadas disputadas às quartas-feiras - a primeira, em 10 de fevereiro, com paralisação em 19 de maio, devido à Copa do Mundo. As finais serão realizadas nos dias 28 de julho e 4 de agosto. Antes da Copa do Brasil, os campeonatos estaduais já estarão sendo disputados. Para eles, a CBF reserva o período de 17 de janeiro a 2 de maio.

Brasileirão começará em 9 de maio
Uma semana depois do término dos Estaduais começa o Campeonato Brasileiro. A Série A tem a rodada inaugural marcada para 9 de maio e será interrompida em 6 de junho para a disputa do Mundial. O Brasileirão volta apenas no dia 14 de julho e vai até 5 de dezembro. A Série B começa um dia antes - 8 de maio - e será interrompida no dia 5 de junho para o Mundial. O reinício está marcado para 13 de julho e a rodada final, em 28 de novembro. A Série C, com 20 clubes, mas com formato de disputa diferente das Séries A e B, terá sua primeira rodada em 18 de julho e a última em 21 de novembro. A Série D, implantada este ano, com a participação de 40 clubes, terá a primeira rodada em 18 de julho e a última em 14 de novembro.

Taça Libertadores terá início em janeiro
No primeiro semestre, a Copa Libertadores dividirá datas com os Estaduais e a Copa do Brasil. Será disputada de 27 de janeiro a 19 de maio, quando faz pausa para a Copa do Mundo, e terá as etapas finais disputadas de 28 de julho a 17 de agosto. A Copa Sul-Americana, organizada pela Conmebol, será disputada depois da Copa da África do Sul, de 11 de agosto a 8 de dezembro. O futebol feminino não foi esquecido. As meninas correrão atrás do título da Copa do Brasil de 1.º de setembro a 2 de dezembro.

Palmeiras está furioso com o Santos
O Palmeiras criticou duramente a diretoria do Santos ontem, em nota oficial de repúdio divulgada no site do clube, por liberar menos ingressos do que o prometido para o clássico de domingo, na Vila Belmiro. O mesmo problema ocorreu no Campeonato Paulista deste ano.

Atacante Jean tem estreia adiada no Santos
Ainda não será contra o Palmeiras, domingo, na Vila Belmiro, que o atacante Jean vai fazer a sua estreia pelo Santos. O jogador foi vetado pelo departamento médico depois que uma ressonância magnética revelou uma lesão de grau um no músculo adutor da coxa esquerda.

São Paulo com 4 desfalques
O técnico Ricardo Gomes terá problemas para escalar o São Paulo na partida da próxima quarta-feira, contra o Coritiba, no Morumbi. Dificuldade que será ainda maior no sistema defensivo, em que a equipe terá quatro desfalques - Renato Silva, Miranda, Junior Cesar e Richarlyson. Todos estão suspensos. Por outro lado, Dagoberto e Washington retornarão.

Mano Menezes saca Defederico no Corinthians
Ronaldo voltou aos treinos ontem após rápida viagem a Madrid na Espanha. Com isso, o meia argentino Matías Defederico perdeu a posição de titular, já que Edno fará sua estreia contra o Atlético-PR, sábado, às 18h30, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O esquema tático será o mesmo do empate com o São Paulo por 1 a 1, domingo passado no Morumbi.

Fluminense goleia Alianza e avança de fase
O Fluminense atropelou o Alianza Atlético (Peru), de virada, por 4 a 1, ontem à noite no Maracanã, e avançou na Copa Sul-Americana. Nas quartas de final, o Fluminense vai enfrentar a Universidad de Chile, que eliminou o Internacional. O time peruano abriu o placar aos 16min do primeiro tempo, numa cobrança de pênalti de Valverde. Aos 40min, o Flu empatou numa cobrança de falta com precisão do meia Dario Conca. Na etapa final, Alan ampliou aos 13min. Adeílson completou aos 24min e aos 33min. A nota triste do jogo foi a fratura no pé do centroavante Kieza, do Fluminense. Ele não joga mais este Brasileiro. Domingo tem clássico contra o Flamengo no mesmo Maracanã.

Goiás está eliminado da Copa Sul-Americana
Faltou apenas um gol e o Goiás teve 16 minutos para isso. O time goiano derrotou o Cerro Porteño por 3 a 1, ontem à noite, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, mas foi eliminado nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Tudo porque sofreu um gol em casa, que definiu a classificação dos paraguaios, vencedores no jogo de ida por 2 a 0. Fez o terceiro gol aos 34 minutos do segundo tempo e, mesmo com os acréscimos do árbitro, não teve competência para marcar o quarto e se classificar.

Elton pode desfalcar o Vasco em Bragança
O atacante Elton foi reavaliado ontem pelo departamento médico do Vasco, não passou no teste e está praticamente descartado para a partida deste sábado contra o Bragantino, em Bragança Paulista. O jogador sente dores no pé direito. Na partida contra o Figueirense, na terça-feira, o atacante só foi liberado após passar por um teste no vestiário pouco antes do início do confronto. Como ainda sente dores no pé direito quando realiza alguns movimentos, são mínimas as chances de que o mesmo ocorra no sábado.

Luiz Adriano e Jadson marcam em goleada
Os brasileiros Jadson e Luiz Adriano ajudaram o Shakhtar Donetsk a golear o Partizan Belgrado, da Sérvia, por 4 a 1, ontem, na Ucrânia, marcando um gol cada um em jogo válido pela Liga Europa. O resultado deixou a equipe ucraniana na liderança isolada do Grupo J da competição, com seis pontos.

Eduardo Sila é cortado por contusão
O atacante Eduardo da Silva foi cortado da seleção da Croácia para o amistoso da próxima quinta contra o Catar. Para o seu lugar, o técnico Slaven Bilic convocou Nikica Jelavic, do Rapid Vienna. Com uma lesão muscular, o brasileiro naturalizado croata é dúvida inclusive para a rodada decisiva das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo, quando a Croácia enfrenta o Casaquistão, em 14 de outubro, fora de casa. Os croatas estão em segundo no Grupo 6 e disputam vaga na repescagem com a Ucrânia, que tem dois pontos a menos, mas uma partida a mais por fazer.

Joel Santana deixa estrela de fora
O técnico brasileiro Joel Santana deixou mais uma vez o atacante Benni McCarthy, do Blackburn Rovers, fora da convocação da seleção da África do Sul. Ontem, o treinador chamou 24 jogadores para os dois amistosos que os sul-africanos farão em outubro e McCarthy, afastado desde setembro de 2008, não faz parte da lista.

Marta quer a torcida ao lado do Santos
A meia-atacante Marta clamou pela presença da torcida do Santos em grande número na Vila Belmiro no jogo do próximo sábado, às 22 horas, contra o White Star, do Peru, na estreia do time santista na primeira edição da Taça Libertadores da América de Futebol Feminino.

Paulistano vence Franca no Basquete
Quatro jogos ontem à noite pelo Campeonato Paulista de Basquete: São José 88 x 90 Pinheiros (Shamell 23 pontos para o Pinheiros, Renato 8 e Fúlvio 12 para o São José); Paulistano 88 x 79 Franca (Betinho 6 pontos e Edu 10); Lupo/Araraquara 92 x 96 São Bernardo (Caio Souza 5 pontos e Arnaldinho 11) e Rio Claro 91 x 79 XV de Piracicaba (Telmo 17 pontos).

Flamengo estreia em torneio em Joinville
O Flamengo segue se preparando para a temporada 2009/2010. A equipe rubro-negra, do ala Marcelinho Machado, estreia hoje, a partir das 16h20, diante do Minas Tênis Clube (MG), na primeira rodada do Torneio Ciser 50 Anos, que será disputado até domingo, no Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville (SC). Além de Flamengo e Minas Tênis, participam também do quadrangular o Londrina (PR) e o time da casa, anfitrião do torneio. No último fim-de-semana, o Flamengo venceu os mineiros por 101 a 75 em amistoso realizado em Natal (RN), na inauguração do Ginásio Nélio Dias.

Camisa de Pau Gasol é a terceira mais vendida na NBA
A camisa do espanhol Pau Gasol, do Los Angeles Lakers, foi novamente a terceira mais vendida na Europa. Depois de conseguir seu quarto título da NBA, justamente com a ajuda de Pau Gasol, Kobe Bryant fechou o balanço em primeiro lugar no número de camisas vendidas. O ala/armador dos Lakers também fechou no topo nos Estados Unidos e na China. As quatro primeiras posições do ranking são as mesmas do ano passado, com Kevin Garnett, do Boston Celtics, em segundo lugar, e LeBron James, do Cleveland Cavaliers, em quarto.

Vôlei feminino se classifica com vitória fácil
A seleção brasileira feminina de vôlei teve um pouco mais trabalho do que na estreia, mas venceu com facilidade o Uruguai por 3 sets a 0 - com parciais de 25/7, 25/14 e 25/17 -, ontem à noite, no ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Grupo A do Campeonato Sul-Americano. Com duas fáceis vitórias - o Paraguai foi batido na estreia -, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães já assegurou vaga nas semifinais da competição.

Ricardo e Emanuel novamente juntos
Após se recuperarem de contusões que os afastaram das areias, Ricardo e Emanuel voltam a jogar juntos no Brasil a partir dce hoje, em Fortaleza, na oitava etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia.

Jenson Button pode ganhar título no Japão
O inglês Jenson Button poderá se consagrar campeão mundial de Fórmula 1 neste domingo, no Grande Prêmio do Japão, dependendo de uma combinação de resultados que afaste as chances de título de Rubens Barrichello, seu companheiro na equipe Brawn, e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull. Faltando três corridas para o final da temporada (as outras provas são Brasil e Abu Dhabi, na Arábia Saudita), Button lidera com 84 pontos, 15 à frente do piloto brasileiro. Já Vettel é o terceiro na classificação, com 25 pontos a menos que o líder.

Entenda a matemática da Fórmula 1
O inglês será campeão se vencer a corrida no Japão e Barrichello acabar em quarto ou em pior colocação. Caso Button fique em segundo, o brasileiro teria de ficar no máximo em sexto. Se terminar a prova em terceiro, o inglês levará o título se Barrichello for o oitavo, ou se ficar em quarto e ele não pontuar. A situação é muito mais complicada para Barrichello, que precisa da vitória. Se Button triunfar em Suzuka, o brasileiro precisa pelo menos acabar em segundo. Barrichello continuará com chances se terminar entre terceiro e sétimo, desde que o rival fique atrás dele. Já Vettel tem de vencer e torcer para que Button termine em quinto ou em colocações piores, ou ser segundo e o inglês ficar na sétima posição, no máximo.

Ex-tenista Marcelo Ríos opera novamente
O ex-tenista Marcelo Ríos, que chegou a ser número 1 do mundo, passou por uma nova operação na coluna vertebral para curar as fortes dores nas costas. Essas mesmas dores forçaram a saída precoce do chileno do circuito profissional em 2004, quando tinha 28 anos.

10 Curtas
1) O atacante Alessandro Del Piero, da Juventus, desfalcará o time por pelo menos um mês devido a uma contusão na coxa esquerda
2) Com gol do meia brasileiro Alex, ex-Palmeiras, Fenerbahçe derrotou Sheriff por 1 a 0, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga Europa.
3) O golfista norte-americano Tiger Woods, de 33 anos, é segundo a revista Forbes, o primeiro esportista atingir marca de um bilhão de dólares
4) Santos quer adiar a ida de Neymar para a seleção brasileira Sub-17
5) Atacante Kleber, o Gladiador, foi vetado no Cruzeiro e não enfrenta o Avaí, em Florianópolis
6) Fernando Alonso pede para Renault contratar seu amigo Robert Kubica na Fórmula 1
7) Zagueiro Chicão é vetado no Corinthians e não enfrenta o Atlético/PR, sábado no Pacaembu
8) Time Sub-20 do Independente venceu amistoso contra o Guarani, em Campinas, por 2 a 1, gols de Leandro e Victor
9) Muricy Ramalho confirmou Figueiroa e Maurício no clássico de domingo contra o Santos, na Vila Belmiro.
10) Atacante Dentinho, do Corinthians, disse que o zagueiro André Dias, do São Paulo, é o mais desleal do futebol brasileiro

Continue me acompanhando no twitter. Acesse: twitter.com/edmar_ferreira

Nenhum comentário: