quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Brasileirão pode ter novo líder

Depois de 17 rodadas de domínio palmeirense, o Brasileirão pode ter um novo líder. Hoje à noite, quando acontecem sete jogos, São Paulo e Internacional se enfrentam no Morumbi. E quem vencer assumirá provisoriamente a primeira colocação, já que o Palmeiras só joga amanhã. Diante da má fase palmeirense - foram três derrotas seguidas -, a disputa pelo título ficou embolada. O Palmeiras ainda lidera sozinho, com 54 pontos. Mas outros seis clubes ainda sonham com a possibilidade de ser campeão: Atlético-MG, Internacional, São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Goiás.

Inter/RS e São Paulo empatados
São Paulo e Internacional disputam hoje, às 21h50, no Morumbi, a chance de chegar a uma condição que, há algumas rodadas, seria impensável. O vencedor do confronto entre os dois times, ambos com 52 pontos, toma a liderança do Brasileiro do Palmeiras, mesmo que possa ser apenas de forma provisória - o time de Muricy Ramalho ostenta a primeira colocação desde a 15ª rodada e joga contra o Goiás só amanhã. O São Paulo necessita recuperar a hegemonia dentro do Morumbi. No próprio estádio, não vence há um mês e meio. A última vitória foi contra o Avaí (2 a 0) no dia 12 de setembro. De lá para cá, dois empates - com o Corinthians (1 a 1) e o Coritiba (2 a 2) - e uma derrota para o Atlético-MG (1 a 0). O zagueiro André Dias deve carregar hoje a braçadeira de capitão do São Paulo, pois Rogério Ceni foi expulso na última partida, contra o Santos (vitória por 4 a 3), depois de marcar o gol decisivo.

Ficha Técnica de São Paulo x Internacional
São Paulo - Bosco; Renato Silva, André Dias e Miranda; Jean, Richarlyson, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Dagoberto e Washington. Técnico: Ricardo Gomes. Internacional - Lauro; Bolívar, Índio e Fabiano Eller; Daniel (Glaydson), Sandro, Giuliano, D'Alessandro e Kleber; Taison e Alecsandro. Técnico: Mário Sérgio. Árbitro - Sandro Meira Ricci (DF). Local - Morumbi, às 21h50.

Flamengo está no páreo
Embalado, o Flamengo entrou definitivamente na briga pelo título ao ganhar o clássico com o Botafogo, por 1 a 0, no último domingo. Agora, o desafio flamenguista será contra o Barueri, fora de casa, em jogo que começa às 21h50. Para isso, conta com os gols de Adriano, o artilheiro do campeonato.

Ficha Técnica de Barueri x Flamengo
Barueri - Renê; Paulão, Daniel Marques e Leandro Castán; Marcos Pimentel, Ralf, João Vítor, Thiago Humberto e Márcio Careca; Basílio e Val Baiano. Técnico: Luís Carlos Goiano. Flamengo - Bruno; Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Toró, Willians (Denis Marques) e Fierro; Zé Roberto e Adriano. Técnico: Andrade. Árbitro - Heber Roberto Lopes (FIFA/PR). Local - Arena Barueri, às 21h50.

Cruzeiro pode se aproximar ainda mais
Outro que está embalado é o Cruzeiro. Com uma grande campanha no segundo turno, o time mineiro chegou aos 48 pontos, ocupando a sexta colocação. Mas, para continuar sonhando com título, precisa ganhar novamente hoje, quando recebe o Santo André, a partir das 21 horas, no Mineirão.

Ficha Técnica de Cruzeiro x Santo André
Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Cláudio Caçapa, Gil e Diego Renan (Eli Carlos); Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto (Leandro Lima); Thiago Ribeiro e Guerrón (Fernandinho). Técnico: Adilson Batista. Santo André - Neneca; Rômulo, Cesinha, Marcel e Élvis; Ricardo Conceição, Camilo, Marcelinho Carioca e Júnior Dutra; Wanderley e Nunes. Árbitro - Célio Amorim (SC). Técnico: Sérgio Soares. Local - Mineirão, às 21h.

Corinthians quer evitar fiasco da defesa
O Corinthians tem, de hoje até o dia 6 de dezembro, na última rodada do Campeonato Brasileiro, mais sete jogos. Neles, a começar por hoje, às 21h50 (de Brasília), diante do Vitória, no estádio Barradão, em Salvador, busca evitar entrar para a história como o primeiro a sofrer gols em todos os jogos de um turno nos pontos corridos. Desde a adoção da fórmula, em 2003, nenhum time foi vazado numa fase inteira. Com defesa sólida sob o comando de Mano Menezes, a equipe passou a sofrer gols na volta à Série A - já são 44, média de 1,41 por encontro. A desculpa, no começo da competição, era a utilização de reservas por causa da Copa do Brasil. Agora, o técnico já não tem o mesmo argumento e viu em todas as 12 rodadas do segundo turno o Corinthians sofrer gols (são 21).Nem o América-RN em 2007, pior dos pontos corridos, com apenas 17 pontos, conseguiu levar gols em um turno todo. Assim como Bahia, em 2003, e Paysandu, em 2005, com defesas sofríveis e vazados em 92 oportunidades. Outro problema é o rendimento do time longe de casa. Em 15 jogos como visitante, sofreu gols em 13 e a última vez que saiu de campo ileso foi contra o Goiás, em 14 de junho.

Ficha Técnica de Vitória x Corinthians
Vitória - Viáfara; Nino Paraíba (Apodi), Wallace, Fábio Ferreira e Robson; Vanderson, Uelliton, Ramon Menezes e Gláucio; Leandrão e Jackson. Técnico: Vágner Mancini. Corinthians - Felipe; Alessandro, Chicão, William e Marcelo Oliveira; Jucilei, Elias e Edu; Jorge Henrique, Dentinho (Balbuena) e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes. Árbitro - Marcio Chagas da Silva (RS). Local - Barradão, às 21h50.

Santos joga na Arena da Baixada
O Santos inicia uma nova etapa no Campeonato Brasileiro, hoje, às 19h30, diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba: a busca por vaga para a Copa Sul-Americana, competição que Vanderlei Luxemburgo não dá muita importância. A sete jogos das férias, foi o que restou ao time no final da temporada. O sonho do terceiro título nacional na década ficou para trás há muito tempo e, com a derrota no clássico contra o São Paulo, domingo passado, na Vila Belmiro, o time viu a esperança de voltar à Libertadores diminuir ainda mais. À exceção de George Lucas e Fabão, que se recuperam de lesões, e do reserva Neymar (está na seleção brasileira Sub-17 no Mundial da Nigéria), Luxemburgo terá os melhores jogadores do elenco à disposição. O atacante Kléber Pereira e o zagueiro Eli Sabiá, que cumpriram suspensão no jogo de domingo, estão escalados.

Ficha Técnica de Atlético/PR x Santos
Atlético-PR - Galatto; Nei, Manoel, Ronaldo e Bruno Costa; Valencia, Rafael Miranda, Paulo Baier e Marcinho; Patrick (Alex Mineiro) e Wallyson. Técnico: Antônio Lopes. Santos - Felipe; Pará, Astorga, Eli Sabiá e Triguinho; Germano, Rodrigo Souto, Felipe Azevedo, Paulo Henrique e Madson; Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Árbitro - Francisco de Assis Almeida Filho (CE). Local - Arena da Baixada, às 19h30.

Briga pelo rebaixamento está acirrada
Enquanto a luta pelo título fica cada vez mais emocionante, a briga contra o rebaixamento também esquenta. Nesta quarta-feira, por exemplo, acontece um confronto direto entre dois times que estão entre os quatro piores do campeonato: o Botafogo recebe o Náutico, às 19h30, no Engenhão.

Ficha Técnica de Grêmio x Avaí
Grêmio - Victor; William Thiego, Mário Fernandes, Réver e Lúcio; Fábio Rochemback, Adilson, Tcheco e Souza; Perea e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori. Avaí: Eduardo Martini; Rogélio, Augusto e Émerson; Luís Ricardo, Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos, Caio e Eltinho; Leonardo. Técnico: Silas. Árbitro - Péricles Bassols Cortez (RJ). Local - Estádio Olímpico, às 21h.

Ficha Técnica de Botafogo x Náutico
Botafogo - Jefferson; Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Batista e Jônatas; Reinaldo, Jobson e André Lima. Técnico: Estevam Soares. Náutico: Glédson; Wagner, Márcio e Fernando; Patrick, Johnny, Aílton, Irênio e Anderson Santana; Tuta e Carlinhos Bala. Técnico: Geninho. Árbitro - Leonardo Gaciba da Silva (FIFA/RS). Local - Engenhão, no Rio de Janeiro, às 19h30.

Muricy deve fazer mudanças no Palmeiras
O técnico Muricy Ramalho reconheceu ontem, em Atibaia, onde o Palmeiras se prepara para enfrentar o Goiás, na próxima quinta, no Palestra Itália, que o seu time passa por um mau momento técnico no Campeonato Brasileiro e negou qualquer interferência extracampo para explicar a sequência de maus resultados. O treinador afirmou que precisa provar agora o seu próprio valor na função e fazer as mudanças necessárias para que a equipe volte a apresentar um bom futebol.

Corrêa pede atenção ao Fluminense
Atlético Mineiro enfrenta o Fluminense amanhã, no Maracanã, equipe que está na última colocação do Campeonato Brasileiro e luta desesperadamente para escapar do rebaixamento. Mas para o volante Correa, o time mineiro precisa esquecer a tabela e ter muita atenção com o adversário para não ser surpreendido. "Sabemos das dificuldades, o Fluminense tem todo nosso respeito, é um time grande que vive uma situação delicada, mas vai tentar conseguir o resultado, principalmente jogando em casa, então, temos que estar atentos a isso", afirmou o limeirense Correa. O volante garantiu que, mesmo atuando fora de casa, o Atlético Mineiro precisa tentar impor o ritmo.

Convocação de Dunga com 4 novidades
Dunga não se cansa de dizer que a base da seleção brasileira para a Copa do Mundo está montada. Garantido para o Mundial 2010, chegou então a hora de testar algumas peças. O técnico optou por novatos para os amistosos contra a Inglaterra, em 14 de novembro, em Doha, no Catar, e contra Omã, três dias depois, em Muscate. O lateral Michel Bastos (Lyon), o meio-campo Carlos Eduardo (Hoffenheim) e o atacante Hulk (Porto) são as novidades entre os 24 jogadores chamados. Além deles, o também lateral Fábio Aurélio (Liverpool) foi convocado. Recuperado de uma fratura no tornozelo, o atacante Robinho (Manchester City) voltou a ser chamado. Enquanto esteve fora das Eliminatórias, Nilmar (Villarreal) ocupou seu lugar, foi a sensação do time e estará novamente presente.Nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, jogadores que atuam no País, dessa vez, ficaram de fora. Com isso, Miranda (São Paulo), Diego Souza (Palmeiras), Adriano (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético-MG), todos presentes nas últimas convocações, se concentram apenas na luta pelo título nacional.

Lista dos convocados de Dunga
Goleiros: Julio Cesar (Internazionale) e Doni (Roma); Laterais - Maicon (Internazionale), Daniel Alves (Barcelona), Fábio Aurélio (Liverpool) e Michel Bastos (Lyon); Zagueiros - Lúcio (Internazionale), Luisão (Benfica), Juan (Roma) e Naldo (Werder Bremen); Meio-campistas - Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg), Lucas (Liverpool), Alex (Spartak Moscou), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid) e Carlos Eduardo (Hoffenheim); Atacantes - Robinho (Manchester City), Luís Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villareal) e Hulk (Porto).

Lula autoriza BNDS financiar estádios
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a abertura de uma linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar até 75% das obras de construção e reforma de estádios que receberão jogos da Copa de 2014 - são R$ 400 milhões disponíveis para cada uma das 12 arenas.

Larrisa desiste de jogar torneio
Com a ausência da parceira Juliana, que sofreu um acidente de carro no último domingo em Fortaleza, Larissa decidiu que não irá procurar outra atleta para formar dupla na etapa de Recife (PE) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, que começa na próxima sexta-feira. Ainda na temporada 2009, Juliana e Larissa devem estar juntas nas etapas de Maceió (AL) e Salvador do Circuito Brasileiro.

Mais informações no twitter: twitter.com/edmar_ferreira

Nenhum comentário: