quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Palmeiras quer mostrar que não depende de Diego Souza

O Palmeiras encara o Avaí, às 21h, no Palestra Itália, com o desafio de mostrar que não é time de um só jogador. Apontado como o craque da competição, Diego Souza está servindo à seleção brasileira e desfalca o time. Desde que a equipe de Muricy Ramalho assumiu a ponta do Campeonato Brasileiro, há 13 rodadas, o meia só esteve fora de duas partidas. Foram as únicas derrotas do clube após chegar à 1.ª colocação.

Muricy Ramalho está cheio de desfalques
Além de Diego Souza, estão fora o lateral-esquerdo Pablo Armero, convocado pela seleção da Colômbia, e os zagueiros Maurício Nascimento (suspenso) e Maurício Ramos (machucado). O time ainda teve a perda há algumas rodadas do volante Pierre, que só voltará na próxima temporada. A principal dúvida para o duelo contra os catarinenses está na defesa. Muricy pode optar por escalar três zagueiros - Danilo, Edmílson e Marcão - ou utilizar este último na lateral. No ataque, Robert foi o grande destaque da virada no clássico contra o Santos, na última rodada. Mesmo assim, o treinador do Palmeiras deu sinais de que pretende manter Obina na frente ao lado de Vágner Love para tentar dar confiança ao atacante.

Ficha Técnica do jogo do Palestra Itália
Palmeiras - Marcos; Figueroa, Danilo, Edmílson e Marcão; Souza, Jumar, Cleiton Xavier e Willians; Obina (Robert) e Vágner Love. Técnico: Muricy Ramalho. Avaí - Martini; Augusto, Rafael e Emerson; Luís Ricardo, Marcus Winícius, Léo Gago, Marquinhos, Muriqui e Eltinho; William. Técnico: Silas. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA/RJ). Local - Palestra Itália, às 21h

São Paulo vacila em pleno Morumbi
O São Paulo vacilou feio ontem à noite e pode se complicar de vez na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Displicente, o time ficou no 2 a 2 com o Coritiba, em pleno Morumbi e foi para 49 pontos, em segundo lugar - o líder Palmeiras enfrenta o Avaí hoje e se vencer abrirá uma vantagem de sete pontos. Hernanes fez 1 a 0, mas o Coxa virou com Renatinho e Marcelinho Paraíba (olímpico). Washington entrou no lugar de Borges e empatou no segundo tempo. Com a defesa desguarnecida em razão dos ataques constantes, quase o São Paulo perdeu no fim, quando Marcos Aurélio acertou a trave de Rogério Ceni. O goleiro do Tricolor cobrou duas faltas no jogo, ambas para fora.

Washington é absolvido e enfrenta o Flamengo
O atacante Washington escapou ontem de uma punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele foi julgado por sua expulsão no clássico contra o Corinthians, quando marcou o gol do empate por 1 a 1. Apesar de ter tido problemas recorrentes com a arbitragem, Washington foi absolvido e está liberado para defender o São Paulo contra o Flamengo, no próximo Sábado no Maracanã.

Corinthians empata no Maracanã e não vence há 5 jogos
O Corinthians completou cinco jogos seguidos sem vencer ao empatar por 1 a 1 com o Fluminense, ameaçado pelo rebaixamento para a Série B, no Maracanã. Alan marcou para o time carioca e Dentinho empatou o jogo. O resultado deixou o time do Parque São Jorge com 39 pontos, enquanto o tricolor carioca está com 22 pontos, na lanterna da competição e muito próximo do rebaixamento.

Mesmo desfalcado, Santos vence na Ilha do Retiro
O Santos venceu o Sport por 1 a 0, ontem à noite, na Ilha do Retiro, encerrando, assim a série de três jogos sem vitória. Com o resultado, o Peixe chega aos 39 pontos, apaziguando as recentes críticas ao time de Vanderlei Luxemburgo, que vinha de uma derrota em casa para o rival Palmeiras por 3 a 1, de virada na Vila. Além disso, trouxe novamente ânimo aos jogadores para buscar uma vaga na Libertadores, apesar das dificuldades. O gol foi de Felipe Azevedo no primeiro tempo, após falha grotesca do zagueiro Igor. O Sport continua em situação delicada. O Leão do Norte, que soma sua sexta derrota em casa, continua com 24 pontos, na penúltima colocação.

Santos estuda reformulação no elenco
O Santos terá cara nova em 2010. Antes de saber quem vai chegar para se juntar a Fábio Costa, George Lucas, Edu Dracena, Léo, Rodrigo Souto, Madson, Paulo Henrique Lima e Neymar, são fortes os comentários no clube de que aproximadamente 15 jogadores vão ser dispensados no fim do ano. Alguns terão o contrato vencido e não vão renovar, outros serão chamados para fazer acordo. A lista é encabeçada por dois famosos: Kléber Pereira, o quarto maior artilheiro depois da Era Pelé, e Fabão, colecionador de títulos (inclusive uma Libertadores e um Mundial de Clubes da Fifa). Os critérios para a dispensa em massa vão desde salário muito alto até o baixo rendimento.

Jogo emocionante no Barradão e 6 gols
Vitória e Flamengo fizeram um jogão de bola ontem à noite em Salvador: 3 a 3. Dennis Marques abriu o placar para o Mengão, mas Rogér, sempre ele, empatou. Petkovic, cobrando falta, fez 2 a 1 para o time carioca. O time baiano virou com dois gols do experiente Ramon, ex-Vasco da Gama, um deles de falta. Aos 45 minutos do 2º tempo, Zé Roberto, ex-Vitória, empatou para o rubro-negro. Tentando um vaga na Libertadores, mas ainda distantes do grupo que se classifica para o torneio, Flamengo e Vitória somam agora, respectivamente, 42 e 40 pontos. O quarto colocado, o Atlético-MG, soma 47 e ainda joga pela rodada.

Mário Sérgio estreia com vitória no Internacional/RS
Com o técnico Mário Sérgio Pontes de Paiva fazendo a sua estreia no Internacional/RS, o time gaúcho venceu o desesperado Náutico por 3 a 1, no Beira-Rio, gols de Alecssandro (2) e D’Alessandro, de falta. O único gol do time pernambucano foi de Bruno Mineiro. O Inter soma agora 47 pontos no Nacional. Na zona de rebaixamento, o Náutico tem 26.

Dois 0 a 0 na rodada de ontem
Atlético-PR e Grêmio empataram por 0 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense entrou em campo motivado pela vitória por 3 a 1 contra o Corinthians, no Pacaembu, enquanto o Grêmio havia empatado por três gols com o Sport, no Olímpico. Com o empate, a equipe paranaense soma 35 pontos na competição. O Grêmio tem 41. O outro empate sem gols foi entre Grêmio Barueri e Santo André.

Atlético/MG sem sua dupla de ataque hoje
Sem sua dupla de ataque titular, o Atlético Mineiro encara o Botafogo, hoje às 21h, no Engenhão, pela 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para manter-se na briga pelo título, o time mineiro busca um resultado positivo, o que implica em quebrar um tabu de dez anos sem vitória sobre o adversário no Rio de Janeiro. Para isso, o técnico Celso Roth aposta no colombiano Rentería e no meia Renan Oliveira para suprir as ausências do artilheiro da competição, Diego Tardelli - que está servindo a seleção brasileira -, e seu companheiro de ataque, Éder Luís - vetado pelo departamento médico.

Ficha Técnica do jogo do Engenhão
Botafogo - Jefferson; Alessandro, Juninho, Wellington e Thiaguinho (Emerson); Fahel, Léo Silva e Lúcio Flávio; Reinaldo, Jobson e André Lima. Técnico: Estevam Soares. Atlético-MG - Carini; Carlos Alberto (Coelho), Jorge Luiz, Werley e Thiago Feltri; Correa, Jonílson, Márcio Araújo e Evandro; Renan Oliveira e Rentería. Técnico: Celso Roth. Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL). Local - Mineirão, às 21h.

Cruzeiro está devendo boa exibição à torcida
Em busca de um melhor desempenho dentro de casa, o Cruzeiro enfrenta o Goiás, hoje às 21h, no Mineirão, pela 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os jogadores celestes admitem que estão em débito com a torcida nos jogos em Belo Horizonte. O Cruzeiro soma 36 pontos e terminou a rodada passada na 11.ª posição. Para a partida contra o Goiás, o técnico Adilson Batista não poderá contar com o volante Fabrício, que levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Elicarlos será o substituto. O atacante Kléber continua de fora, mas não deverá ter de se submeter a uma cirurgia para tratar a pubalgia.

Ficha Técnica do jogo do Mineirão
Cruzeiro - Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Elicarlos, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Técnico: Adilson Batista. Goiás - Harlei; Ernando, Leandro Eusébio e Amaral (Henrique); Vitor, Fernando, Everton, Léo Lima, Fernandão e Júlio César; Iarley. Técnico: Hélio dos Anjos. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS). Local - Mineirão, às 21h.

Diego Tardelli pede desculpas por erro
O atacante Diego Tardelli, convocado por Dunga para defender o Brasil, se desculpou pela infração cometida na noite de segunda-feira. Antes de se apresentar à seleção, o jogador do Atlético Mineiro foi parado em uma blitz da Lei Seca ao voltar de uma festa na Barra da Tijuca, no Rio, e acabou flagrado com uma dosagem além do permitido de álcool no sangue. Tardelli ficou marcado por inúmeros casos de indisciplina no São Paulo e no Flamengo. O atacante também registrou alguns problemas no trânsito. Apenas neste ano, ele ganhou 36 pontos na carteira de motorista em oito infrações, seis delas por excesso de velocidade.

CBF negocia com cidade angolana
Uma reunião na sexta-feira, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pode confirmar Lubango, em Angola, como a cidade onde a seleção brasileira fará a preparação antes da Copa do Mundo de 2010, que acontecerá na África do Sul. A cidade angolana conta com estádio para 50 mil pessoas, um hotel de alto padrão e fica em região montanhosa, com clima que se aproxima muito ao que os brasileiros encontrarão na África do Sul durante a disputa da Copa de 2010.

Brasil enfrentará a Alemanha no Sub-20
Com uma atuação de gala no primeiro tempo, a seleção brasileira venceu o Uruguai por 3 a 1, ontem, e conquistou uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo Sub-20, disputada no Egito. A partida, no Estádio de Port Said, foi a melhor apresentação da equipe no torneio até o momento. Os gols foram marcados pelos vascaínos Alex Teixeira (2) e Allan Kardec (1). O rival da próxima fase será a Alemanha, que venceu a Nigéria por 3 a 2, nos acréscimos.

Ponte Preta demite Márcio Biitencourt
A Ponte Preta anunciou ontem a saída do técnico Márcio Bittencourt. Em comunicado emitido no site oficial do clube, a diretoria confirmou que se reuniu com o técnico pela manhã e decidiu por seu afastamento. A série de resultados negativos obtidos no Campeonato Brasileiro da Série B foi a alegação dos dirigentes. Márcio Bittencourt comandou a Ponte Preta em 7 partidas, com apenas duas vitórias, dois empates e três derrotas - aproveitamento de apenas 38%. Além disso, ele ficou desgastado com seu discurso derrotista, esquecendo a briga pelo acesso e falando apenas na luta contra o rebaixamento. Wanderlei Paiva, ex-Internacional de Limeira, assumiu a vaga.

Atacante Grafite é punido por reclamação
O atacante Grafite, do Wolfsburg, foi punido ontem por reclamar publicamente de uma substituição em partida disputada no último final de semana pelo Campeonato Alemão. O jogador brasileiro concordou em doar 10 mil euros (aproximadamente R$ 25,8 mil) para uma instituição de caridade que cuida de crianças.

Belluci busca vaga em Xangai
Derrotado logo na estreia no ATP de Tóquio, o brasileiro Thomaz Bellucci deve voltar às quadras ainda nesta semana, no qualifying do Masters 1000 de Xangai, na China. Ele é o quinto colocado na lista de espera da chave principal, e por isso deve ter de disputar o torneio qualificatório. Atualmente na 56.ª posição do ranking mundial, Bellucci perdeu no torneio japonês sua primeira grande chance de entrar no grupo dos 50 melhores do mundo. Ele foi derrotado com facilidade pelo russo Mikhail Youzhny, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h32min.

Felipe Massa dará a bandeirada no Brasil
Felipe Massa é quem vai dar a bandeirada ao vencedor do GP do Brasil de Fórmula 1 deste ano, no próximo dia 18 de outubro, no Autódromo de Interlagos. Ele aceitou o convite da organização da prova e conseguiu a autorização da Formula One Management (FOM) e da Ferrari para o gesto, ao fim das 71 voltas. O brasileiro, assim, se junta a um grupo de celebridades como Pelé (que teoricamente deu a bandeirada em 2002) e a modelo Gisele Bündchen (2004). Massa é ainda o atual vencedor da prova.
 
Renault contrata Robert Kubica
A Renault confirmou ontem que o polonês Robert Kubica será o substituto de Fernando Alonso a partir da temporada de 2010 da Fórmula 1. O espanhol anunciou na semana passada sua transferência para a Ferrari. Kubica, de 24 anos, estreou na categoria em 2006, pela BMW Sauber, e defendeu a escuderia em 55 corridas desde então. Ele venceu o GP do Canadá do ano passado e chegou a liderar o Mundial, até a equipe perder rendimento na segunda metade da temporada.

Jogos Abertos do Interior - Resultados de ontem:

Vôlei Masculino - Limeira 2 x 0 Pereira Barreto
(parciais de 25/10 e 25/15)
Malha - Limeira 8 x 16 Diadema
Vôlei Feminino - Limeira 0 x 2 Itatiba
(parciais de 20/25 e 15/25)
Xadrez Masculino - Limeira 3,5 x 0,5 Varzea Paulista
Xadrez Feminino - Limeira 2 x 2 Bariri

Jogos de hoje:
10h15 - Vôlei de Praia Masculino - Limeira x Guaíra
15h00 - Vôlei Masculino - Limeira x Franca
16h15 - Vôlei de Praia Feminino - Limeira x Pindamonhangaba
19h00 - Vôlei Feminino - Limeira x Agudos
 
10 Curtas
1) Limeirense Varlei de Carvalho poderá ser o técnico do Independente na Segundona de 2010. Ele foi demitido recentemente pela diretoria do Lemense, após derrota para o Santacruzense por 2 a 1, na abertura da quarta fase da última divisão do futebol paulista.

2) Em jogo com cinco expulsões, todas no segundo tempo, Portuguesa e São Caetano empataram por 1 a 1, terça-feira, no estádio Papa João Paulo II, em Mogi Mirim, e se complicaram ainda mais na disputa pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série B.

3) A Fininvest, dona do Milan, negou ontem que o clube será vendido para ajudar a pagar uma multa de 750 milhões de euros.

4) Lateral-esquerdo Roberto Carlos disse ao jornal AS, que jogaria até de graça pelo Real Madrid, time espanhol pelo qual defendeu por 11 anos.

5) Leonardo Astrada aceitou o convite e retornou ao River Plate/ARG, onde substituirá Nestor Gorosito, que pediu demissão após derrota para o San Lorenzo por 2 a 1, pelo Torneio Apertura.

6) Argentina para enfrentar o Peru no fim de semana está definida por Maradona: Romero; Gutiérrez, Schiavi, Heinze e Insúa; Pérez, Mascherano, Di María e Aimar; Messi e Higuaín.

7) André Sá e Marcelo Melo desistiram de disputar o torneio de duplas do ATP 500 de Tóquio, no qual estreariam contra o alemão Christopher Kas e o checo Jaroslav Levinsky. Sá alegou enfrentar problemas de saúde como motivo para a sua desistência.

8) A triatleta brasileira Mariana Ohata, 30, foi suspensa por seis anos pela União Internacional de Triatlo por ter sido flagrada em exame antidoping em uma etapa do Circuito Mundial em junho. A punição já é válida desde o dia 2 de outubro.

9) O pivô Nenê Hilário não atua pela seleção brasileira desde o Pré-Olímpico continental de 2007, mas pode retornar em breve ao time nacional. A confirmação foi feita ontem pelo próprio jogador, que espera defender o Brasil no Mundial da Turquia de 2010.

10) Ministério Público Federal no Rio de Janeiro anunciou ontem a criação de um grupo especial para acompanhar o uso dos recursos públicos nos Jogos Olímpicos de 2016, tanto nas obras na cidade quanto na organização do evento.

Me acompanhe no twitter: twitter.com/edmar_ferreira

Nenhum comentário: