segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Palmeiras tenta ampliar vantagem na liderança do Brasileirão

O Palmeiras entra em campo hoje com um time quase inteiro de reservas para encarar o Náutico, a partir das 16h, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Apesar disso, os palmeirenses esperam aumentar a vantagem na liderança do Brasileirão, depois dos resultados negativos de seus principais rivais no último sábado. Como o São Paulo perdeu e o Internacional/RS apenas empatou no último sábado, o líder Palmeiras pode terminar a 29ª rodada do Brasileirão com até 8 pontos de vantagem sobre o segundo colocado do campeonato. Para isso, no entanto, precisa ganhar do desesperado Náutico, mesmo contando com tantos desfalques.

Sete titulares desfalcam o Palmeiras hoje
Sete jogadores considerados titulares desfalcam o Palmeiras hoje. Dois deles - o volante Pierre e o zagueiro Maurício Ramos - já estão afastados há algum tempo, por contusão. Enquanto isso, o volante Edmílson e os atacantes Obina e Vágner Love vão cumprir suspensão. E, para completar, o meia Diego Souza e o lateral-esquerdo Pablo Armero estão servindo a seleção.

Muricy Ramalho vai usar aquilo que tem
Assim, a zaga do Palmeiras será formada por Danilo e Maurício Nascimento, enquanto o zagueiro Marcão entra na lateral-esquerda. No meio-de-campo, Souza e Cleiton Xavier terão a companhia de Jumar e Willians. E no ataque, a dupla será formada pelos reservas Robert e Ortigoza. Maurício Nascimento, que sofreu um entorse no polegar da mão esquerda, e Marcão, que estava com dores no pé direito, chegaram a ser dúvida, o que complicaria ainda mais a situação do técnico Muricy Ramalho para escalar a equipe. Mas os dois treinaram normalmente e estão confirmados entre os titulares que enfrentam o Náutico.

Ficha Técnica do jogo dos Aflitos
Náutico - Glédson; Patrick, Márcio, Cláudio Luiz e Michel; Nilson, Anderson Lessa, Bruno Mineiro e Carlinhos Bala; Acosta e Gilmar. Técnico: Geninho. Palmeiras - Marcos; Figueroa, Danilo, Maurício Nascimento e Marcão; Jumar, Souza, Cleiton Xavier e Willians; Robert e Ortigoza. Técnico: Muricy Ramalho. Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (SC). Local - Estádio dos Aflitos, às 16h.

Santos espera Pacaembu lotado hoje
No Paulistão deste ano, o Santos jogou três vezes no Pacaembu contra times do interior. E ficou provado que a torcida santista na capital paulista é garantia de casa cheia. Assim, na partida de hoje, contra o Vitória, a partir das 16h, a expectativa é de que o estádio esteja lotado. Nos jogos contra Botafogo, Oeste e Mogi Mirim pelo Paulistão, a média de público no Paulistão foi de quase 20 mil pagantes por partida, número muito superior aos 8 mil torcedores que a Vila Belmiro recebe, em média, no Brasileirão.

Santos tem uma das piores médias de público
Nos jogos em seu estádio, o Santos tem a terceira pior média de público neste Brasileirão. Só leva mais torcida que Barueri e Santo André como mandantes. Nem em clássicos o time consegue ter um bom público na Vila Belmiro: contra o Palmeiras, há uma semana, foram apenas 10.402 pagantes. Apesar de poder contar com mais torcida quando joga no Pacaembu, o Santos não tem tanto retorno financeiro mesmo aumentando um pouco o valor do ingresso. Afinal, o clube precisa pagar o aluguel do estádio da Prefeitura de São Paulo.

No primeiro turno foi 6 a 2 para o Vitória
Foi no dia 12 de julho, em Salvador, que os destinos das duas equipes se cruzaram pela primeira vez neste ano. E o sabor amargo da goleada sofrida por 6 a 2 para o time baiano irá motivar os santistas a buscarem uma vitória que manteria, mesmo que ainda distante, o sonho de encostar no pelotão de frente do campeonato - está com 39 pontos, em 13º lugar. Naquele jogo em Salvador, ainda sob o comando de Vágner Mancini, o Santos sofreu sua pior derrota no ano, o que provocou a demissão do treinador - ele, inclusive, voltou logo depois para o Vitória, de onde tinha saído em fevereiro para assumir o time santista.

Ficha Técnica do jogo do Pacaembu
Santos - Felipe; George Lucas (Luizinho), Astorga, Eli Sabiá e Triguinho; Pará, Rodrigo Souto, Germano e Felipe Azevedo; Neymar e Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Vitória - Gléguer; Apodi, Wallace, Fábio Ferreira e Leandro; Magal, Vanderson, Ramon e Willian (Gláucio); Neto Berola e Roger Técnico: Vágner Mancini. Árbitro: Wagner Reway (MT). Local - Pacaembu, às 16h.

Clássico para um Mineirão lotado
Com os dois rivais vivendo um bom momento no Brasileirão, o clássico entre Atlético/MG e Cruzeiro, hoje às 16h, promete encher o Mineirão. Dos 62,7 mil ingressos colocados à venda, 39,3 mil já tinha sido comercializados antecipadamente até a tarde de ontem, numa prova de que o estádio estará lotado.

Situação dos dois times mineiros na tabela
Apesar de ter perdido para o Botafogo na última rodada, o Atlético-MG está no G-4, o grupo dos quatro melhores do Brasileirão - ocupa o quarto lugar, com 47 pontos. E ainda sonha com o título. Já o Cruzeiro, que vem boa vitória sobre o Goiás, aparece na 11ª posição, com 39 pontos, e mantém a esperança de chegar à Libertadores. Independente das pretensões dos dois rivais no Brasileirão, o clássico mineiro é uma espécie de campeonato particular, que motiva o torcedor e quase sempre enche o Mineirão.

Atlético/MG e Cruzeiro jogam desfalcados
Mesmo vivendo melhor situação no campeonato, o Atlético-MG terá dois desfalques fundamentais no clássico, justamente na sua dupla de ataque titular. Diego Tardelli está com a seleção brasileira, enquanto Éder Luís se recupera de contusão - juntos, eles foram responsáveis por 56% dos gols atleticanos nesta edição do Brasileirão. No Cruzeiro, o técnico Adilson Batista continua sem poder contar com o seu principal jogador, o atacante Kléber, que sofreu lesão no púbis e não joga mais nesta edição do Brasileirão.

Ficha Técnica do clássico do Mineirão
Atlético-MG - Carini; Coelho, Werley, Benítez e Thiago Feltri; Jonílson, Márcio Araújo, Corrêa e Evandro; Renan Oliveira (Ricardinho) e Rentería (Alessandro). Técnico: Celso Roth. Cruzeiro - Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Elicarlos e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Técnico: Adilson Batista. Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (FIFA/SP). Local - Mineirão, às 16h.

Botafogo quer aproveitar o embalo
No Rio de Janeiro, o Botafogo quer consolidar a sua boa fase com mais uma vitória. Após bater Goiás e Atlético Mineiro e sair da zona da degola, além da classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana, a equipe carioca enfrenta o Avaí. Os catarinenses querem os três pontos para acabar com qualquer possibilidade de queda.

Ficha Técnica do jogo do Engenhão
Botafogo - Jefferson; Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Léo Silva, Lúcio Flávio e Victor Simões; Reinaldo e André Lima. Técnico - Estevam Soares. Avaí - Eduardo Martini; Emerson, Rafael e Augusto; Luís Ricardo, Ferdinando, Léo Gago, Caio (Assis) e Wendel; Muriqui e William. Técnico: Silas. Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO). Local - Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, às 16h.

Goiás continua atrás de vaga na Libertadores
Quem também pensa em um lugar na maior competição continental de clubes é o Goiás, que busca a reabilitação em casa contra o Sport. Após duas derrotas consecutivas - para Botafogo e Cruzeiro -, o time goiano caiu do segundo para o quinto lugar e sabe que um novo tropeço atrapalhará, e muito, os seus planos. Já o rival pernambucano joga suas últimas fichas para evitar o rebaixamento.

Ficha Técnica do jogo do Serra Dourada
Goiás - Harlei; Ernando, Henrique e João Paulo; Vítor, Amaral, Ramalho, Léo Lima e Júlio César (Romerito); Iarley e Fernandão. Técnico: Hélio dos Anjos. Sport - Magrão; Elder Granja, Igor, Durval e Dutra; Hamilton, Andrade, Fininho e Luciano Henrique; Wilson e Vandinho. Técnico: Péricles Chamusca. Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA). Local - Estádio Serra Dourada, às 16h.

Tropeços seguidos deixam São Paulo abatido
O segundo tropeço seguido abateu Ricardo Gomes. Sempre otimista, o técnico dizia que era preciso pontuar em todos os jogos para ficar vivo na luta pelo título brasileiro. O São Paulo, no entanto, só empatou com o Coritiba em casa (1 a 1) e não conseguiu recuperar-se diante do Flamengo (derrota de 2 a 1), no último sábado, no Rio de Janeiro. Assim, a chance de ser campeão ficou bem menor.

Tricolor começa a pensar só na Libertadores
Ricardo Gomes já começa a se consolar apenas com a conquista de uma vaga na Taça Libertadores de 2010, feito que parecia distante quando ele assumiu o comando do São Paulo, no final de junho, quando o time tinha acabado de ser eliminado da Libertadores e ocupava apenas a 16ª colocação do Brasileirão.

Ricardo Gomes culpou o sistema defensivo
Ricardo Gomes culpou a zaga, remendada, pelas últimas patinadas do São Paulo no Brasileirão. O time perdeu Miranda, convocado para a seleção brasileira, e André Dias, com uma torção no joelho. E Renato Silva ainda estava suspenso diante do Coritiba. Assim, o São Paulo tomou quatro gols nos últimos dois jogos, média bem diferente da ostentada durante toda a competição (menos de 1 por partida). Tanto que o time perdeu a alcunha de melhor defesa da competição. Com 30 gols sofridos em 29 jogos, está com dois a mais que o Palmeiras, que ainda tem uma partida a menos.

Miranda volta contra o Atlético/MG
Diante do Atlético-MG, sábado, no Morumbi, a boa notícia para Ricardo Gomes é a volta de Miranda, que volta da seleção brasileira na quinta-feira. Em compensação, o meia Jorge Wagner recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Flamengo e será desfalque. As opções do treinador para substituí-lo são Hugo, Marlos, Oscar ou então adiantar Hernanes para a meia, deixando Jean e Richarlyson como volantes e Zé Luis na ala-direita.

Objetivo de Mano Menezes é moldar o Timão
Mano Menezes sabe muito bem o que exigir de seus jogadores até o final do Campeonato Brasileiro. Sem chances de conquistar o título e com a vaga da Taça Libertadores de 2010 já garantida, o técnico pretende usar as últimas rodadas para moldar a equipe de 2010, ano do centenário do Corinthians.

Campeonato Brasileiro de Futebol - Série A

Jogos de hoje - 16h

Santos x Vitória
Goiás x Sport
Náutico x Palmeiras
Atlético/MG x Cruzeiro
Botafogo x Avaí

Resultados sábado:

Corinthians 2 x 1 Grêmio
Santo André 1 x 2 Fluminense
Flamengo 2 x 1 São Paulo
Coritiba 1 x 2 Barueri
Inter/RS 1 x 1 Atlético/PR

Classificação

1) Palmeiras 54
2) São Paulo 49
3) Internacional 48
4) Atlético/MG 47
5) Goiás 45
6) Flamengo 45
7) Corinthians 42
8) Grêmio 41
9) Vitória 40
10) Barueri 40
11) Cruzeiro 39
12) Avaí 39
13) Santos 39
14) Atlético/PR 36
15) Coritiba 34
16) Botafogo 31
17) Santo André 29
18) Náutico 26
19) Fluminense 25
20) Sport 24

Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B

Resultados da rodada:

Portuguesa 1 x 1 São Caetano
Vila Nova 1 x 2 Bragantino
Paraná 2 x 1 Atlético/GO
ABC/RN 1 x 3 Ceará
Bahia 3 x 3 América/RN
D.Caxias 3 x 1 Ipatinga
Ponte Preta 1 x 1 Vasco
Brasiliense 1 x 2 Guarani
Fortaleza 3 x 1 Figueirense
Juventude 0 x 1 Campinense

Classificação

1) Vasco da Gama 57
2) Guarani 56
3) Ceará 53
4) Atlético/GO 50
5) Figueirense 48
6) Portuguesa 45
7) São Caetano 42
8) Bragantino 40
9) Ponte Preta 40
10) Ipatinga 39
11) Brasiliense 38
12) Paraná Clube 38
13) Duque de Caxias 37
14) Vila Nova/GO 36
15) Juventude 34
16) Fortaleza 32
17) Bahia 32
18) ABC/RN 31
19) Campinense 30
20) América/RN 30

Mogi Mirim assume a liderança na Copa Paulista
Com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, o Mogi Mirim ganhou fora de casa do Rio Preto, por 4 a 3, e assumiu a liderança no Grupo 7 da Copa Paulista de Futebol. No outro jogo de ontem, válido pela terceira rodada da segunda fase do campeonato, Pão de Açúcar e Paulista empataram por 1 a 1 Assim, o Mogi Mirim soma 6 pontos no Grupo 7, contra 4 do Paulista, que é o segundo colocado. O Pão de Açúcar também está com 4 pontos, em terceiro lugar, enquanto o Rio Preto continua com 3, em quarto.

Dois empates pela Segundona do Paulista
Dois jogos foram realizados ontem pela segunda rodada da fase final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. E ambos terminaram empatados: Taubaté 2 x 2 Desportivo Brasil e Red Bull 4 x 4 Palestra. Com o empate, o Desportivo Brasil assumiu a liderança do Grupo 16, com 4 pontos. Enquanto isso, Palestra a Taubaté dividem a segunda colocação, ambos com 2 pontos - o Red Bull tem apenas um. A rodada será encerrada hoje às 16h, com o confronto entre Lemense e Atlético Araçatuba pelo Grupo 17, no Estádio Bruno Lazzarini, em Leme.

Cimed conquista o Sul-Americano de Vôlei
A Cimed conquistou ontem o título do Campeonato Sul-Americano Masculino de Vôlei e garantiu vaga para a disputa do Mundial de Clubes, que acontecerá entre os dias 3 e 8 de novembro, em Doha, no Catar. Na final do torneio disputado em Florianópolis, a equipe catarinense ganhou o duelo brasileiro com o Brasil Vôlei Clube (SP) por 3 sets a 2, com parciais de 25/19, 15/25, 26/24, 19/25 e 15/13.

Vôlei de quadra e de areia de Limeira são eliminados
O domingo não foi muito positivo para Limeira nos Jogos Abertos de São Caetano do Sul. O vôlei masculino sub-21, comandado pelo técnico Fabinho, foi eliminado da competição após perder nas quartas de final para Franca por 3 sets a 2, parciais de 20/25, 25/23, 25/22, 24/26 e 15/13. Vale lembrar que essa mesma equipe ganhou o ouro nos Jogos Regionais de Atibaia. No vôlei de praia, as nossas duas duplas foram eliminadas. A feminina, formada por Paula e Sabrina, perdeu para Votuporanga por 2 sets a 0, enquanto a masculina, liderada por Felipe Barnabé, foi derrotada por Araçatuba por 2 sets a 0.

Resultados positivos de Limeira também aconteceram
Por outro lado, a malha venceu Campinas por 46 a 42. No tênis de campo Limeira continua brilhando. O feminino livre venceu Araraquara por 2 a 0, enquanto o masculino sub-21 bateu Sorocaba, também por 2 a 0, para alegria do técnico Fábio Tintori. No xadrez feminino, Limeira empatou com Mogi Guaçu por 3 a 3. Com esse resultado, a equipe limeirense segue em 9º lugar após 4 rodadas, com 13,5 pontos. No xadrez masculino, Limeira empatou com Votuporanga pelo mesmo placar e atualmente ocupa a sexta posição, com 21 pontos.

São José conquista a medalha de ouro no basquete
O São José, que faz ótima campanha no Campeonato Paulista de Basquete da Série A-1, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior. Na final realizada ontem à tarde no Ginásio Milton Feijão, em São Caetano do Sul, o time comandado pelo técnico Régis Marrelli derrotou Assis por 73 a 68. Entre os medalhistas de ouro estão os alas Renato Lamas e Di e o pivô Paulão, todos que defenderam a Winner, além do armador limeirense Fúlvio. Nas semifinais, São José eliminou Franca, enquanto Assis tirou Rio Claro. Vale destacar também que Rio Claro terminou com a medalha de bronze, enquanto Franca foi a quarta colocada.

Brasileiro reestreia no Caja Labora Baskonia
O armador Marcelinho Huertas reestreou na Liga ACB, a principal do basquete espanhol e uma das mais fortes da Europa, vestindo a camisa de número 9 do Caja Labora Baskonia, com uma bela vitória sobre o CB Murcia, por 88 a 66 (43 a 42 no primeiro tempo), ocorrida ontem, no Palacio de Deportes, na cidade de Murcia (ESP), pela rodada de abertura da competição.

Acesse meu twitter: twitter.com/edmar_ferreira

Nenhum comentário: