segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Definição de vagas para as semifinais apenas na última rodada da Copa Gazeta

Ninguém ainda se garantiu nas semifinais da Copa Gazeta Ouro. No Grupo A, Santa Cruz e Jardim do Lago lideram com 4 pontos. O time de Roberto Gomes Martins venceu o Nova Itália por 2 a 0, no Jaguari, enquanto o Jardim do Lago ficou no empate com a Portuguesa por 2 a 2, no CT Pinóquio. A Lusa, que foi prejudicada pela arbitragem, tem dois empates e pode até se classificar, desde que vença o eliminado Nova Itália e que haja um vencedor no confronto entre os líderes Santa Cruz e Jardim do Lago. O Santa Cruz joga por um simples empate, pois tem um saldo de gols melhor do que o Jardim do Lago: 2 x 1. Nesse caso, a Portuguesa teria que vencer o "Novinha" por dois gols de diferença, já que possui atualmente um saldo de 0.

No Grupo B, Estudantes e Santo Antônio dependem de um simples empate na última rodada. Ontem, Estudantes e Santo Antônio ficaram no 1 a 1, no Sesi, enquanto Santa Rosa e Brasil FC empataram por 3 a 3, em jogaço no Cecap. O Estudantes tem 99,9% de chances de classificação, pois tem saldo de 5, ou seja, só uma goleada do Brasil FC o tiraria da competição. O Santa Rosa é aquele que tem a missão mais difícil entre aqueles que ainda têm chances de classificação. O time do Jaguari precisa tirar um saldo de 5 gols negativos no duelo contra o Santo Antônio, que tem saldo positivo de 2. Hoje as semifinais ficariam assim: Santa Cruz x Santo Antônio e Estudantes x Jardim do Lago.

Na categoria fraldinha, apenas o Metalúrgicos está classificado para as semifinais. O time dos irmãos Lopes goleou mais uma vez. Depois de atropelar o CT Amarildo por 5 a 0, o Metalúrgicos fez 5 a 1 na Internacional, ontem no CT Amarildo. Com 6 pontos ganhos, ele não pode mais ser ultrapassado. O CT Amarildo vem logo atrás com 3 pontos, tudo por conta da vitória sobre o Papeleiro por 4 a 0. Desta forma, jogará por um simples empate contra a Internacional na última rodada. Papeleiro e Inter somam 1 ponto e ainda têm chances de classificação. A missão do Papeleiro é pior, pois enfrenta o líder Metalúrgicos na rodada do próximo fim de semana.

No Grupo A, o Gran São João, que ontem fez 4 a 0 no Independente, lidera com 4 pontos e precisa de um empate na última rodada contra o Santos para se classificar. O Peixe tem 2 pontos e está ao lado do CME/Iracemápolis. Ontem os dois times ficaram no 0 a 0 no Sesi. Na lanterna com 1 ponto está o Independente, que precisará vencer o CME e ainda torcer pela vitória do líder Gran contra o Santos.

Na categoria dente-de-leite, ninguém está com a vaga garantida nas semifinais. No Grupo A, Independente e CT Amarildo lideram com 4 pontos. O Metalúrgicos tem 2 e o Limeira FC, eliminado, não pontuou. No sábado, o Independente ficou no empate com o Metalúrgicos por 1 a 1, enquanto o CT Amarildo fez 1 a 0 no Limeira FC. No Grupo B, Internacional e Papeleiro lideram com 4 pontos, enquanto Tié Sports e SEL/Cordeirópolis têm 1. No sábado, Internacional 4 x 0 SEL e Papeleiro 2 x 1 Tié Sports. Na segunda rodada da Copa Gazeta foram marcados 38 gols em 12 jogos, média de 3,16 gols por partida.

Dunga prepara mais testes no amistoso contra Omã
O técnico Dunga deve aproveitar para fazer novas experiências no último compromisso da seleção brasileira neste ano, amanhã, contra a inexpressiva Omã, em Muscat, a capital do país árabe. A tendência é que ele lance novamente o meia-atacante Carlos Eduardo e o atacante Hulk durante o amistoso, assim como já fez nos minutos finais da vitória sobre a Inglaterra (1 a 0), no último sábado, em Doha, no Catar. Dunga quer observar os dois novatos por mais tempo. E o amistoso é, por motivos óbvios, uma grande oportunidade para fazer testes. A partida não vale nada e o adversário, certamente, ficará feliz se perder de pouco. Omã, seleção que ocupa apenas o 79º lugar no ranking da Fifa - o Brasil está na liderança da lista - e não vai à Copa do Mundo de 2010, não deve oferecer tanta resistência aos brasileiros.

Flamengo assume a vice-liderança
No dia em que completou 114 anos de fundação, o Flamengo mostrou que está forte na briga para ser campeão brasileiro. Com a vitória sobre o Náutico por 2 a 0, ontem à tarde, no Estádio dos Aflitos, em Recife, o time carioca assumiu a vice-liderança do campeonato e ficou apenas dois pontos atrás do líder São Paulo. Os gols do Mengão foram marcados por Petkovic (foto) e Adriano. Com a vitória, a terceira seguida, o Flamengo chegou aos 60 pontos e ultrapassou o Palmeiras, que ficou em terceiro lugar com 59. Assim, tem agora três rodadas para superar o São Paulo e levar o título. O Náutico, por outro lado, ficou mais perto do rebaixamento: soma 35 pontos, em penúltimo lugar. Já o Internacional/RS voltou para o G4 ao derrotar o Santos por 3 a 1.

Rodada deixa apenas três candidatos ao título do Brasileirão
São Paulo, Flamengo ou Palmeiras. Um deles será o campeão brasileiro de 2009. Depois da realização da 35ª rodada do campeonato, a disputa pelo título ficou restrita aos três primeiros colocados. Para Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro, que ainda sonhavam com a conquista, restou agora lutar pela vaga na Libertadores - o Avaí também está nessa briga.Líder com 62 pontos, depois de derrotar o Vitória no sábado, o São Paulo aparece como grande favorito. Basta vencer os três jogos que lhe restam, contra Botafogo, Goiás e Sport, sem depender de qualquer outro resultado, para comemorar o quarto título seguido do Brasileirão - por isso, seus torcedores já gritaram "É campeão!" na partida diante do time baiano.O Flamengo aparece na segunda posição do campeonato, cheio de fôlego e disposto a acabar com a hegemonia paulista - os últimos cinco títulos do Brasileirão ficaram com clubes de São Paulo.

Com a vitória sobre o Náutico por 2 a 0, neste domingo, em Recife, o time carioca subiu aos 60 pontos e ganhou confiança para as rodadas finais, quando enfrenta Goiás, Corinthians e Grêmio.O Palmeiras é agora o terceiro colocado, após somar apenas seis pontos nos últimos 24 disputados. O último tropeço palmeirense aconteceu na quarta-feira passada, na abertura da 35ª rodada, quando empatou em casa com o rebaixado Sport. Assim, ficou com 59 pontos, precisando ganhar do Grêmio, quarta, em Porto Alegre, para seguir na briga pelo título do campeonato.


OUTRO LADO
Na disputa contra o rebaixamento, a 35ª rodada também teve definições importantes. A primeira foi a queda do Sport, que empatou com o Palmeiras na quarta-feira e ficou na lanterna do campeonato, com apenas 31 pontos, sem chance de escapar. Enquanto isso, o Coritiba afastou a ameaça ao ganhar do Atlético-MG, no sábado, e chegar aos 44 pontos.Quem parece mesmo disposto a evitar o rebaixamento é o Fluminense. Em mais um capítulo de sua incrível reação, o time carioca derrotou o Atlético-PR por 2 a 1, no Maracanã, e chegou aos 39 pontos. Está agora a apenas dois pontos do Botafogo, o primeiro fora da zona de risco, que perdeu para o Barueri por 3 a 0, também neste domingo, e permanece em 16º lugar.

No caso de Náutico e Santo André, a 35ª rodada praticamente acabou com as esperanças de evitar o rebaixamento. O time pernambucano perdeu para o Flamengo e ficou parado nos 35 pontos, em penúltimo lugar. E a equipe do ABC paulista, ao perder para o Goiás por 3 a 1, também neste domingo, segue com os mesmos 35 pontos, ainda na 18ª colocação do campeonato.
Pierre, Cleiton Xavier e Maurício Ramos treinam na folga
Enquanto o elenco do Palmeiras teve folga, o volante Pierre, o meia Cleiton Xavier e o zagueiro Maurício Ramos foram treinar ontem na Academia de Futebol. Os três lutam para se recuperar fisicamente para poderem jogar nas rodadas finais do Brasileirão. No jogo contra o Grêmio, quarta-feira, em Porto Alegre, apenas Pierre deve ter condições de atuar. Ele já voltou ao time na rodada passada, diante do Sport, mas sentiu dores no tornozelo esquerdo, o mesmo em sofreu a lesão que o deixou cerca de dois meses parado. "Estou apenas com um incômodo. Já havia sentido uma dor antes do jogo contra o Sport. Mas não será isso que vai me tirar da partida contra o Grêmio. É hora do sacrifício e dar a última gota de suor para buscarmos esse título", prometeu Pierre. Maurício Ramos ainda tem esperanças de jogar na quarta-feira. Ele se recupera de lesão muscular e já não sente mais dores, mas ainda está fora da melhor forma física. De qualquer maneira, deve fazer um teste com bola nesta segunda para saber se tem condições de jogo.

Nenhum comentário: