sábado, 28 de novembro de 2009

Rodada decisiva agita luta por título, Libertadores e rebaixamento

Torcedores do Brasil inteiro já têm compromisso marcado para amanhã, a partir das 17h. É que será realizada todas as 10 partidas programadas para a 37.ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. E os duelos envolvem times na luta pelo título, por vagas na Taça Libertadores da América e na Copa Sul-Americana e para fugir do rebaixamento à Série B.
Na briga pela taça de campeão e por um lugar na competição de clubes mais importante do continente, seis equipes fazem uma acirrada disputa ponto a ponto. São Paulo, Flamengo, Internacional, Palmeiras, Atlético Mineiro e Cruzeiro estão na briga, com vantagem para os quatro primeiros clubes.
O líder São Paulo, com 62 pontos, tem pela frente mais um difícil desafio para permanecer na ponta. O time do Morumbi viaja até Goiânia para encarar o Goiás, que não briga por mais nada, mas promete endurecer a partida como fez no último final de semana contra o Flamengo, no Maracanã.O clube carioca, em segundo apenas um ponto atrás dos são-paulinos, enfrenta o Corinthians, de Ronaldo e Cia, na cidade de Campinas (interior de São Paulo). Uma vitória pode colocar o Flamengo na liderança, mas o simples duelo contra o Fenômeno - flamenguista declarado, mas chateado com as provocações dos torcedores rubro-negros que o chamam de traidor - já provoca enorme preocupação.
Tentando aproveitar qualquer deslize de São Paulo e Flamengo, o Internacional busca a vitória sobre o lanterna e já rebaixado Sport, no Recife, para seguir na luta pelo título. O clube colorado está três pontos atrás do líder e, teoricamente, tem o jogo mais fácil nesta rodada.Muita emoção promete a partida no estádio Palestra Itália, em São Paulo.
Com a mesma pontuação do Internacional, o Palmeiras faz um confronto direto contra o Atlético Mineiro, que está três pontos atrás. Os dois times passam por um mau momento na competição, mas prometem se superar em campo para se manterem na briga.Correndo por fora, e tentando não oscilar tanto, o Cruzeiro enfrenta o Coritiba, em Belo Horizonte, e não pode pensar em nada além da vitória para continuar com chances de classificação à Libertadores.Com tantas opções, o Brasileirão pode até mesmo conhecer o seu campeão neste domingo. O São Paulo conquistará o seu sétimo título nacional - o quarto de forma consecutiva - se bater o Goiás, o Flamengo perder para o Corinthians e Internacional e Palmeiras não ganharem seus jogos.

Parte de baixo
Assim como a parte de cima da tabela de classificação, os times que estão nas últimas colocações brigam ferrenhamente para evitarem o rebaixamento à Segunda Divisão. O Sport já caiu e sete equipes lutam para não ocuparem os outros três ingratos lugares do descenso.
O duelo mais desesperador será realizado no ABC paulista. Empatados na 18.ª colocação, com 38 pontos cada, Santo André e Náutico se enfrentam e quem perder estará rebaixado - em caso de empate, os dois caem juntos. No entanto, mesmo uma vitória pode não valer nada dependendo dos outros resultados.
Quem também está em situação difícil é o Fluminense, que enfrenta o Vitória, no Maracanã. Com a previsão de estádio lotado, a equipe carioca quer aproveitar o bom momento que vive na competição - são cinco vitórias consecutivas - para buscar o triunfo e, finalmente, deixar a zona de rebaixamento.Caso o Fluminense vença, três times correm o risco de irem à última rodada dentro da zona de degola. Por isso, o confronto direto entre Atlético Paranaense e Botafogo, em Curitiba, é decisivo. Ambos estão com 44 pontos - apenas dois à frente do rival tricolor carioca. A mesma situação vive o Coritiba, que pega o Cruzeiro.

Tranquilidade
Dois jogos envolvem clubes sem tanta preocupação, que pensam apenas em terminar a temporada de forma honrosa e com uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana. Grêmio e Avaí já estão assegurados na competição continental e jogam em casa contra Barueri e Santos, respectivamente, que buscam mais uma vitória para garantirem a classificação.

Nenhum comentário: