segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Palmeiras segue na liderança


Com um homem a menos, o Palmeiras arrancou um empate diante do Corinthians por 2 a 2, em Presidente Prudente. Com o resultado, o alviverde foi para 58 pontos e garantiu por mais uma rodada a liderança do Campeonato Brasileiro, a 19ª, superando o Cruzeiro de 2003 e o Corinthians de 2005 que ficaram 18 rodadas na ponta.

O Verdão supera o São Paulo apenas no saldo de gols - 15 a 12. O Tricolor bateu o Grêmio Barueri, no sábado, por 1 a 0 no Morumbi e agora pega o Grêmio, no meio de semana, no Estádio Olímpico, em jogo antecipado a pedido da televisão.

Quem também se aproximou da disputa pelo título foi o Atlético-MG, que venceu o Goiás no Serra Dourada por 3 a 2 e chegou aos 56 na tabela. Diego Tardelli marcou duas vezes e assumiu a artilharia isolada. Na próxima rodada, o clube mineiro encara o Flamengo, que tem 54 e também e chances de terminar o ano campeão.

De todos os concorrentes ao título, o Internacional/RS foi a grande decepção. O time comandado por Mário Sérgio Pontes de Paiva perdeu do Botafogo em casa por 1 a 0 - gol do zagueiro Juninho de falta - e ficou longe da disputa, com 52 pontos.

O resultado no Prudentão foi especial para o Palmeiras, que manteve três anos de invencibilidade sobre o rival - ou sete jogos sem perder. O time alvinegro já está com a vaga à Taça Libertadores 2010 garantida e tem poucas pretensões no Brasileirão. Ocupa apenas uma posição intermediária. Os dois gols do Timão foram de Ronaldo, enquanto os zagueiros Danilo e Maurício Nascimento anotaram para o Verdão. Já o Fluminense venceu o Cruzeiro, de virada, no Mineirão, por 3 a 2.


Atlético/MG segue na briga pelo título

O Atlético Mineiro se manteve na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, ao conseguir uma vitória apertada sobre o Goiás por 3 a 2, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. O time de Belo Horizonte segue na terceira colocação, com 56 pontos, dois a menos que o líder Palmeiras - empatou com o Corinthians por 2 a 2 e superou o São Paulo na tabela pelo saldo de gols. Já o Goiás continua se afastando do G-4 - grupo dos que hoje estariam classificados à Taça Libertadores da América. Com a derrota, os goianos, que não vencem há sete jogos, estacionaram no meio da tabela de classificação, com 47 pontos. O Atlético começou melhor e abriu dois gols com facilidade. Aos 14 minutos, Diego Tardelli cruzou rasteiro, Harlei falhou e Ricardinho completou para o gol. Seis minutos depois, os visitantes aproveitaram os erros de marcação do Goiás e ampliaram com Éder Luiz.Desacreditado em campo, o time anfitrião só acordou em campo no final da primeira etapa e surpreendeu o Atlético com uma inesperada reação. Aos 41, Júlio César bateu forte, a bola bateu na trave direita e entrou. Mais quatro minutos e Leandro Eusébio driblou um zagueiro, limpou a jogada e bateu rasteiro, empatando em 2 a 2. Na etapa final, o Goiás entrou em campo disposto a buscar a vitória. A equipe pressionou a defesa adversária, mas não conseguiu passar à frente no placar. Para piorar, o Atlético mostrou maior eficiência no ataque e desempatou aos 23 minutos. Leandro Eusébio derrubou Thiago Feltri na área. Diego Tardelli cobrou o pênalti no canto esquerdo e garantiu a vitória dos visitantes. De quebra, Tardelli assumiu a artilharia isolada do Brasileirão, com 18 gols marcados.

Botafogo vence no Beira-Rio

A vitória do Botafogo sobre o Internacional, por 1 a 0, ontem à tarde, no Beira-Rio, definiu o rumo dos dois clubes, pelo menos a curto prazo, no Campeonato Brasileiro. O time carioca se manteve na 16.ª posição, mas com 38 pontos, e começa a ficar mais distante da zona de rebaixamento. Já o time gaúcho ficou longe da briga pelo título e, com seus mesmos 52 pontos, está fora até da zona de classificação para a Libertadores. O plano dos jogadores do Inter, que poderiam ficar a três pontos do líder Palmeiras se vencessem o jogo, começou a naufragar logo aos dois minutos, quando Juninho cobrou falta que André Lima havia sofrido de Guiñazu e abriu o placar.

Coritiba derrota o Vitória por 1 a 0

O Coritiba conseguiu dar um passo a mais na pretensão de se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro com uma vitória, por 1 a 0, contra o Vitória, ontem, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 33.ª rodada. O gol foi do zagueiro Pereira. Com 41 pontos, o time subiu para a 14.ª colocação e agora passa a almejar uma vaga na Copa Sul-Americana O Vitória permanece com 44 pontos. Na próxima rodada, o time baiano recebe o Avaí, enquanto que os paranaenses vão ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo.

Santo André faz 2 a 0 no Grêmio

O Santo André conseguiu uma importante vitória na sua luta contra o rebaixamento ao vencer o Grêmio por 2 a 0, ontem à noite, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Após o fechamento da 33.ª rodada, a vitória deixou o time paulista com 35 pontos, em 17.ª lugar, ainda na zona de degola - três pontos atrás do Botafogo. O Grêmio continua com 47, em sétimo lugar. Apesar da vitória, o Santo André ainda tem o pior retrospecto dentro de casa, agora com 6 vitórias, 6 derrotas e 5 empates. E o Grêmio confirma a segunda pior campanha fora de casa, com apenas uma vitória. Este fator negativo é determinante para que o time gaúcho não brigasse até mesmo pelo título da temporada. O Grêmio criou mais chances de gol, mas quem abriu o placar foi o Santo André. Aos 27 minutos, Rômulo fez o levantamento pelo lado direito, a defesa pediu impedimento e o oportunista Nunes apareceu do outro lado. Ele se atirou na bola, tocando cruzado e de perna direita. Com 10 gols, Nunes é o artilheiro do time paulista, que tem o pior ataque da competição, com 35 gols. No segundo tempo, logo aos 2 minutos, Ávine cobrou o arremesso lateral na grande área, onde o zagueiro Rafael Marques tocou de cabeça contra suas próprias redes. Aparentemente ele alegou ter sido atrapalhado pelo sistema de iluminação. No minuto seguinte, o atacante Roberson, de apenas 20 anos, deu um carrinho perigoso sobre Camilo, no meio de campo, e recebeu direto o cartão vermelho. Com um jogador a menos, o Grêmio se tornou refém dos contragolpes e da velocidade do Santo André, que criou boas chances para ampliar o placar.

Náutico vence clássico contra o Sport

No "clássico dos desesperados", o Náutico venceu o Sport por 3 a 2, no estádio dos Aflitos, no Recife, e empurrou o rival para a lanterna do Campeonato Brasileiro. O time vencedor, porém, permanece na zona do rebaixamento, com 35 pontos. Já o Sport segue com 30 e substitui o Fluminense na última colocação da tabela. Aos quatro minutos, Michel cruzou e Bruno Mineiro mandou para as redes. O Sport não perdeu tempo e, logo aos oito minutos, deixou tudo igual. Vandinho recebeu lançamento de Hamilton, pela direita, e marcou. Após sofrer o empate, o Náutico aumentou a pressão, mas só conseguiu ficar na frente novamente aos 32 minutos. Carlinhos Bala bateu firme da entrada da área e contou com um desvio da zaga para surpreender o goleiro Magrão. O segundo tempo foi ainda mais movimentado. Disposto a recuperar o prejuízo, o Sport perseguiu o empate, que chegou aos 15 minutos, num cruzamento de Arce, finalizado por Wilson. Mas o alívio durou apenas três minutos. Aos 18, o Náutico marcou novamente. Arce lançou forte, sem jeito, mas conseguiu furar a defesa de Magrão. De um lado e de outro do campo a movimentação foi grande, rendendo lances de desespero até o apito final.

Rogério Ceni critica Simon, de novo

Rogério Ceni não está muito preocupado em ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O goleiro voltou a criticar o árbitro Carlos Eugênio Simon depois da partida contra o Barueri, no sábado. "Quando você tem um árbitro de qualidade ajuda bastante. Ele teve uma atuação que você não tem do que reclamar. Fico tranquilo para trabalhar porque sei que ele não irá me prejudicar", disparou, referindo-se a Wilson Luiz Seneme, que dirigiu o 1 a 0 contra o Barueri. Questionado se era uma preocupação com Jaílson Macedo Freitas, árbitro designado pela CBF para apitar o jogo contra o Grêmio na próxima quarta-feira, em Porto Alegre, Rogério Ceni foi enfático: "Não estou preocupado com ele. Estou falando do Simon mesmo".

Luxemburgo mostra indiferença

O técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a demonstrar indiferença com relação à classificação do Santos para a Copa Sul-Americana, após a derrota do Santos contra o Flamengo, no último sábado, no Maracanã. Ele disse que só pensa nessa competição quem não tem aspirações maiores. "Não que a Sul-Americana seja tão ruim, mas não é boa". O esforço do treinador ultimamente é mostrar que não é o responsável pela formação do elenco atual e tampouco o culpado pelo time ter apenas 'sonhado' com vaga na Taça Libertadores da América.

Campeonato Brasileiro da Série A:
São Paulo 1 x 0 Barueri

Flamengo 1 x 0 Santos

Avaí 2 x 0 Atlético-PR

Palmeiras 2 x 2 Corinthians

Coritiba 1 x 0 Vitória

Internacional 0 x 1 Botafogo

Goiás 2 x 3 Atlético-MG

Santo André 2 x 0 Grêmio

Náutico 3 x 2 Sport

Cruzeiro 2 x 3 Fluminense

Classificação da Série A:
1 Palmeiras 58

2 São Paulo 58

3 Atlético-MG 56

4 Flamengo 54

5 Internacional 52

6 Cruzeiro 51

7 Grêmio 47

8 Goiás 47

9 Avaí 47

10 Corinthians 46

11 Vitória 44

12 Barueri 44

13 Santos 42

14 Coritiba 41

15 Atlético-PR 40

16 Botafogo 38

17 Santo André 35

18 Náutico 35

19 Fluminense 33

20 Sport 30

Campeonato Brasileiro da Série B:
Bragantino 2 x 1 América/RN

Juventude 0 x 1 Bahia

Ipatinga 0 x 0 Ceará

Duque de Caxias 5 x 1 Atlético-GO

Vila Nova 3 x 2 Ponte Preta

Guarani 0 x 3 Portuguesa

Campinense 2 x 1 São Caetano

Brasiliense 0 x 4 Figueirense

Fortaleza 1 x 1 Vasco da Gama

ABC 1 x 1 Paraná

Classificação da Série B:
1 Vasco da Gama 67

2 Guarani 62

3 Ceará 60

4 Atlético-GO 56

5 Figueirense 54

6 Portuguesa 54

7 Bragantino 49

8 Ponte Preta 49

9 Paraná 46

10 São Caetano 45

11 Vila Nova 45

12 Duque de Caxias 43

13 Brasiliense 41

14 Ipatinga 41

15 Juventude 40

16 Bahia 38

17 América 36

18 Campinense 33

19 Fortaleza 33

20 ABC 32

São Raimundo conquista a Série D

O Macaé estava com o título do Campeonato Brasileiro da Série D nas mãos, mas sofreu a virada e perdeu por 2 a 1 para o São Raimundo, no Estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém (PA), com mais de 15 mil pessoas. A vitória deu ao time paraense o título inédito da primeira edição da Quarta Divisão nacional. Após vencer a primeira partida por 3 a 2, o clube carioca estava ganhando por 1 a 0 até a metade do segundo tempo, mas em três minutos sofreu a virada. O São Raimundo é o primeiro time do interior do Pará a conquistar um título nacional. O futebol do Estado sempre foi dominado pela dupla Paysandu, atualmente na Série C, e Remo, que este ano nem disputou a Série D.

Brasil fora do Mundial Sub-17

Com os resultados de ontem, quando foi realizada a terceira rodada da primeira fase, o Brasil foi eliminado do Mundial Sub-17, que está sendo disputado na Nigéria. A equipe brasileira comandada pelo técnico Lucho Nizzo não conseguiu a vaga entre os quatro melhores terceiros colocados que avançaram às oitavas de final da competição. O Brasil foi eliminado ao perder para México e Suíça, ambos por 1 a 0. A única vitória foi sobre o Japão por 3 a 2, na estreia.


Definição do acesso na 2ª Divisão na última rodada

Os quatro times semifinalistas e que vão garantir o acesso no Campeonato Paulista da Segunda Divisão - equivalente à Quarta Divisão estadual - serão conhecidos somente na sexta e última rodada desta quarta e decisiva fase. Os três jogos de ontem, pela penúltima rodada, deixaram os dois grupos mais embolados e indefinidos. Mesmo tropeçando em casa, Desportivo Brasil e Santacruzense mantiveram as lideranças. Pelo Grupo 16, o Desportivo Brasil, líder com 8 pontos, perdeu, em Porto Feliz por 2 a 0 para o lanterna Taubaté, agora com 5 pontos. Na sexta-feira, o Red Bull, vice-líder com 7, havia sido batido pelo Palestra, agora com 6 pontos, em terceiro lugar. Na última rodada, no próximo domingo, o Red Bull recebe o Desportivo Brasil, em Campinas - quem vencer fica com uma vaga. No Vale do Paraíba, o Taubaté enfrenta o Palestra. Se o time de São Bernardo do Campo ganhar, fica com uma vaga. Caso o Taubaté vença, ele chegará aos oito pontos e dependerá do resultado do outro jogo - vai torcer para o Desportivo Brasil vencer o Red Bull.


Lanterna, Lemense ainda sonha com o acesso

O Grupo 17 ficou ainda mais equilibrado. A Santacruzense, com 8 pontos, empatou em casa por 2 a 2 com o Paulínia, que tem 7 pontos e 9 gols pró, em terceiro lugar. A vice-liderança ficou com o Atlético Araçatuba, com 7 pontos e 10 gols pró, que, em casa, fez 3 a 0 sobre o Lemense - na lanterna, com 6 pontos. Na última rodada, o Paulínia, em casa, decide uma vaga com o Atlético Araçatuba, enquanto o Lemense, em Leme, também joga por uma vitória sobre a Santacruzense para garantir o acesso. Apenas os dois melhores times de cada grupo vão subir para a Série A-3 em 2010. Os líderes de cada chave vão decidir o título da temporada em dois jogos.

Resultados do NBB - 1ª Rodada:

Pinheiros 92 x 98 Universo/Brasília, Joinville 108 x 76 Londrina, Flamengo 99 x 70 Vila Velha/CETAF, São José 84 x 72 Saldanha da Gama, Paulistano 85 x 88 Pitágoras/Minas, Lupo/Araraquara 76 x 69 Bauru e Vivo/Franca 74 x 63 Assis.

Sesi conquista o título no vôlei

Na terceira e última partida da decisão do Campeonato Paulista de vôlei, o Sesi/São Paulo venceu o Brasil Vôlei/São Bernardo por 3 sets a 1, conquistando o título da competição. As parciais do jogo foram de 25/14, 26/28, 25/21 e 27/25.

Thomaz Bellucci derrota Lapentti

O desfecho da empolgante temporada de Thomaz Bellucci não poderia ter sido mais feliz. No último torneio do ano, diante de sua família e amigos, o paulista de Tietê, no interior paulista, conquistou o título do Torneio Challenger de São Paulo, disputado na Sociedade Harmonia de Tênis.O brasileiro deve figurar hoje entre os 40 melhores tenistas do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) - provavelmente será o 37.º colocado, melhor posição de sua carreira. Um salto e tanto para quem iniciou o ano em 87.º e chegou a estar em 143.º em julho.Bellucci venceu pela primeira vez o equatoriano Nicolas Lapentti, ex-top 10, seu algoz na fracassada tentativa da equipe do Brasil de voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis. Os dois haviam se enfrentado outras três vezes nos últimos 18 meses e o brasileiro sempre passou por dificuldades.Bellucci controlou bem os nervos e soube se aproveitar dos pontos decisivos neste domingo. Quebrou o serviço do equatoriano no final de cada set e venceu por 2 sets a 0 - com um duplo 6/4, em mais de 1 hora e 30 minutos de jogo.

Meb Keflezighi vence a Maratona

O norte-americano Meb Keflezighi, nascido na Eritreia, venceu a Maratona de Nova York com o tempo de 2h09min14, tornando-se o primeiro corredor aos Estados Unidos a conquistar a prova masculina em 27 anos. O atleta de 34 anos partiu para a vitória faltando três quilômetros para o fim, resistindo a pressão exercida pelo queniano Robert Cheruiyot, que chegou 41 segundos depois. Já o brasileiro Marilson Gomes dos Santos, bicampeão da corrida em Nova York em 2006 e 2008, manteve-se na briga pelo terceiro título até o quilômetro 24, quando não resistiu ao forte ritmo dos líderes e ficou para trás. Na maratona feminina, a etíope Derartu Tulu, bicampeã olímpica dos 10.000 metros e três vezes campeã mundial de cross country, venceu com o tempo de 2h28min52, impedindo a inglesa Paula Radcliffe de conseguir seu quarto título na prova.


Me acompanhe no twitter: twitter.com/edmar_ferreira

Nenhum comentário: