terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Diego Souza surpreende e é eleito o craque do Brasileirão de 2009

Enquanto o Palmeiras teve um fim melancólico no Campeonato Brasileiro, fracassando na tentativa de se classificar à Taça Libertadores da América do ano que vem, ao menos um jogador do time teve motivos para comemorar nesta segunda-feira. Em evento realizado no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, o meia Diego Souza surpreendeu por ser o grande vencedor do prêmio Craque do Brasileirão 2009 - o jogador também foi eleito o melhor meia-direita.
Concorrendo com o atacante Adriano e o meia Petkovic, ambos do campeão Flamengo, o palmeirense levou a melhor por ter se destacado principalmente na primeira metade da competição. Como a votação feita por jornalistas foi encerrada ainda com o Brasileiro em andamento, quando o Palmeiras era o grande favorito ao título, Diego Souza acabou vencendo os flamenguistas na disputa.

Mas se Adriano - ausente no evento - e Petkovic não se deram bem na premiação máxima da noite, ambos levaram a melhor em suas posições. Adriano, artilheiro da competição ao lado de Diego Tardelli, do Atlético Mineiro, com 19 gols, foi o vencedor como segundo atacante, enquanto o meia sérvio ganhou como melhor meia-esquerda. Além disso, o Flamengo ainda tinha mais cinco jogadores como finalistas, mas nenhum venceu.
Como compensação para o campeão brasileiro de 2009, o técnico Andrade levou o troféu dourado. Na concorrência com Silas, do Avaí, e Celso Roth, do Atlético Mineiro, o ex-jogador do Flamengo foi o ganhador. Além disso, o time carioca também recebeu o prêmio de Torcida de Ouro, por ter a melhor média de público em casa nas últimas dez edições do Brasileirão.

Entre os jogadores, o time com maior premiados foi o São Paulo. André Dias e Miranda ganharam como zagueiros e Hernanes foi eleito o melhor volante pela direita. Na edição de 2008, quando o time comemorava o tricampeonato seguido, Hernanes venceu o prêmio de Craque do Brasileirão e também ganhou como volante. Miranda foi outro a ganhar em sua posição pelo segundo ano consecutivo.

O goleiro Victor, do Grêmio, também repetiu a vitória em sua categoria. Entre os laterais, Jonathan, do Cruzeiro, e Júlio César, do Goiás, foram os vencedores. O argentino Guiñazu, do Internacional, ganhou como melhor volante esquerdo. Completando o time de ouro, Diego Tardelli foi eleito para segundo atacante.

Na cerimônia apresentada pelos atores Tony Ramos e Marcelo Anthony, ainda foram premiados o meia-atacante Fernandinho, do Barueri, como revelação do campeonato, e o meia Conca como Craque da Galera, com 51% dos mais de 9 milhões de votos pela internet. Entre os árbitros, o paranaense Héber Roberto Lopes foi eleito o melhor, superando o gaúcho Leonardo Gaciba e o paulista Paulo César Oliveira.

A CBF também aproveitou para homenagear os campeões de todas as divisões do Brasileiro. Além do São Raimundo, de Santarém (PA), vencedor da Série D, e o América-MG, ganhador na Série C, o Vasco recebeu novamente a taça das mãos do vascaíno assumido Eduardo Paes, prefeito do Rio. Já o Flamengo, que teve o troféu pela primeira vez desde o título, o recebeu, entre outros, das mãos de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e Orlando Silva, Ministro do Esporte.

Confira todos os vencedores do Prêmio Craque do Brasileirão 2009:

Goleiro
Ouro - Victor (Grêmio)
Prata - Marcos (Palmeiras)
Bronze - Bruno (Flamengo)

Lateral-direito
Ouro - Jonathan (Cruzeiro)
Prata - Léo Moura (Flamengo)
Bronze - Vítor (Goiás)

Zagueiro pela direita
Ouro - André Dias (São Paulo)
Prata - Danilo (Palmeiras)
Bronze - Chicão (Corinthians)

Zagueiro pela esquerda
Ouro - Miranda (São Paulo)
Prata - Réver (Grêmio)
Bronze - Ronaldo Angelim (Flamengo)

Lateral-esquerdo
Ouro - Júlio César (Goiás)
Prata - Armero (Palmeiras)
Bronze - Kleber (Internacional)

Volante pela direita
Ouro - Hernanes (São Paulo)
Prata - Pierre (Palmeiras)
Bronze - Willians (Flamengo)

Volante pela esquerda
Ouro - Guiñazu (Inter)
Prata - Maldonado (Flamengo)
Bronze - Sandro (Inter)

Meia-direita
Ouro - Diego Souza (Palmeiras)
Prata - Cleiton Xavier (Palmeiras)
Bronze - Souza (Grêmio)

Meia-esquerda
Ouro - Petkovic (Flamengo)
Prata - Marcelinho Paraíba (Coritiba)
Bronze - Conca (Fluminense)

Primeiro atacante
Ouro - Diego Tardelli (Atlético-MG)
Prata - Fred (Fluminense)
Bronze - Fernandinho (Barueri)

Segundo atacante
Ouro - Adriano (Flamengo)
Prata - Ronaldo (Corinthians)
Bronze - Iarley (Goiás)

Treinador
Ouro - Andrade (Flamengo)
Prata - Silas (Avaí)
Bronze - Celso Roth (Atlético-MG)

Revelação
Fernandinho (Barueri)

Craque do Brasileirão
Diego Souza (Palmeiras)

Craque da Galera
Conca (Fluminense)

Árbitro
Ouro - Héber Roberto Lopes (PR)
Prata - Leonardo Gaciba (RS)
Bronze - Paulo César Oliveira (SP)

Nenhum comentário: