sábado, 5 de dezembro de 2009

Flamengo, Inter, Palmeiras e São Paulo brigam pelo título nacional

Depois de quase sete meses de disputa, finalmente o País conhecerá neste domingo o campeão brasileiro de 2009. Quatro torcidas mantêm a esperança de terminar a 38.ª e última rodada podendo comemorar o título. Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo entram em campo para a última "decisão" da temporada.
Na rodada decisiva, o time carioca depende só de si. Se vencer o Grêmio, no Maracanã, leva. No caso de empate, chegará a 65 pontos e torcerá para que nem Internacional nem Palmeiras vençam Porque ambos o superariam nos critérios de desempate.
Para o clube gaúcho sonhar com o título, vai precisar muito da colaboração de seu rival histórico, o Grêmio. No caso de empate do time tricolor gaúcho no Maracanã, bastará ao Internacional vencer o Santo André, em Porto Alegre.
Palmeiras e São Paulo só podem pensar em título caso Flamengo e Internacional não vençam. Além disso, ambos têm de vencer e ver quem se dá melhor nos critérios de desempate. O clube alviverde tem a vantagem do saldo de gols, mas enfrenta o Botafogo, no Rio de Janeiro, que luta para não cair, enquanto o time tricolor pega o rebaixado Sport, no Morumbi.
Na briga por vaga na Copa Libertadores da América, só o Flamengo já está garantido, ainda assim na fase preliminar da competição - o Internacional está praticamente classificado por ter larga vantagem no critério de saldo de gols. Por enquanto, até o Cruzeiro, quinto colocado com 59 pontos, está no páreo e fica à espera de tropeços de Palmeiras ou São Paulo. O time mineiro enfrenta o Santos, na Vila Belmiro.

REBAIXAMENTO
Na outra ponta da tabela de classificação, as emoções não são menores. Sport e Náutico já estão rebaixados antecipadamente, mas as outras duas indesejadas vagas na zona de rebaixamento podem ser preenchidas por quatro equipes.
Os dois clubes fora da zona da degola - Fluminense, em 15.º lugar, e Coritiba, em 16.º - fazem um confronto direto em Curitiba. Com 47 pontos, o time carioca se livra da queda até com um empate. O paranaense, dois pontos atrás, precisa da vitória diante de sua torcida para não depender de outros resultados.
Quem está dentro da zona de rebaixamento, mas só depende seu próprio esforço é o Botafogo. A missão, porém, não é das mais fáceis, já que encara em casa o Palmeiras, que ainda luta por título e vaga na Libertadores.
A situação mais desesperadora é a do Santo André. Apesar da reação nos últimos jogos, o time do ABC paulista tem que vencer o Internacional, no Beira-Rio, e torcer por derrotas de Coritiba e Botafogo para não voltar à Série B.

OUTROS JOGOS
Outras duas partidas completam a rodada e só valem classificação para a Copa Sul-Americana. Em Presidente Prudente, Barueri e Atlético Paranaense se enfrentam e quem vencer garante uma vaga. Em Salvador, o Vitória encara o Goiás e também precisa de um triunfo para se classificar.

Confira os jogos deste domingo pela 38.ª rodada do Brasileirão:
17 horas (de Brasília)
Flamengo x Grêmio - Maracanã
Internacional x Santo André - Beira-Rio
Botafogo x Palmeiras - Engenhão
São Paulo x Sport - Morumbi
Coritiba x Fluminense - Couto Pereira
Santos x Cruzeiro - Vila Belmiro
Vitória x Goiás - Barradão
Barueri x Atlético-PR - Prudentão

Nenhum comentário: