segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Jorge Fossati assume Inter, exalta coletivo e rejeita estrelismo

O uruguaio Jorge Fossati, de 57 anos, foi apresentado à imprensa como novo técnico do Internacional hoje, no Beira-Rio. Em sua primeira entrevista, o treinador revelou alguns de seus conceitos, mas não falou dos reforços que pretende para ter um time competitivo na Copa Libertadores da América de 2010.
A ideia é tomar conhecimento da equipe atual, discutir necessidades com a diretoria e definir o novo grupo até o final de janeiro. Logo na chegada, Fossati avisou que aposta nas soluções coletivas. "A primeira coisa que a gente faz é estudar as qualidades do grupo. Depois, conversamos com a diretoria sobre possíveis contratações. Mas por enquanto não sugeri nenhuma contratação, isso será mais para a frente", disse."Para mim, a estrela é o time, diferente do que muitas pessoas pensam", reforçou o treinador, para em seguida fazer um aviso. "O coletivo é que vai fazer o individual brilhar, e se algum jogador achar o contrário, comigo não tem lugar no time."
O técnico também reconheceu que o meia argentino D'Alessandro é uma jogador muito importante, mas sugeriu que ele concentre o pensamento no time para alcançar a regularidade desejada, sem os altos e baixos desta temporada.
Fossati também ressaltou que é importante os jogadores estarem felizes também fora de campo. "É importante saber sobre a vida pessoal do jogador que desejar falar. Podemos sugerir coisas para ajudar eles. Se o jogador está bem na vida, está bem no campo. Mas isso vamos vendo aos poucos, não é algo que se impõe. A medida que olharmos neles a disposição para falar, procuraremos ajudá-los. Eles têm a obrigação de dar de tudo para fazer as coisas bem. O time está acima de qualquer coisa", ressaltou.
Para o novo comandante, o time gaúcho tem condições de ter uma grande participação na Libertadores de 2010, o que inclui brigar pelo título. "O Inter já sabe como é ganhar uma Libertadores. O Inter já conhece o caminho, com certeza pensa da mesma maneira do que eu. Todos devem ter a mesma vontade de chegar lá. Se conseguirmos que todos tenha a mesma vontade de vencer, estaremos mais perto do sucesso. O Inter tem uma torcida maravilhosa e tudo para fazer uma grande Libertadores", disse.
Fossati chega ao clube gaúcho com um currículo respeitável. Neste ano, ele comandou a LDU e conquistou os títulos da Recopa - justamente contra o Inter - e da Copa Sul-Americana, diante do Fluminense na decisão.
O treinador confirmou também que recusou uma proposta da seleção do Equador, pois considerou o projeto apresentado pelo Inter mais atrativo para ele. O novo técnico do Internacional chegou a Porto Alegre ao amanhecer desta segunda-feira e tinha passagem marcada para voltar a Montevidéu à tarde. Fossati retornará ao Beira-Rio no dia 4 de janeiro, quando o time iniciará as atividades visando a temporada de 2010.

Nenhum comentário: