segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Flamengo conquista o título do Campeonato Brasileiro

O Flamengo é o campeão brasileiro de 2009. Numa dramática e emocionante rodada final de campeonato, o time carioca ganhou de virada do Grêmio e fez a festa da torcida que lotou o Maracanã. Também ontem, Internacional, São Paulo e Cruzeiro garantiram as outras vagas na Libertadores, enquanto Santo André e Coritiba foram rebaixados.
Para ser campeão, o Flamengo dependia de uma vitória simples na 38ª e última rodada do campeonato. Mas o Grêmio, mesmo com um time misto, quase estragou a festa no Maracanã. Enquanto os gremistas abriam o placar, o Inter vencia o Santo André, no Beira-Rio, e assumia a liderança provisória, aumentando a pressão sobre os flamenguistas.
Mas o Flamengo conseguiu a virada, ganhando do Grêmio por 2 a 1, o que foi suficiente para lhe dar o sexto título brasileiro - a CBF, porém, só reconhece cinco conquistas flamenguistas, por desconsiderar a de 1987. Assim, a goleada por 4 a 1 serviu para o Internacional terminar em segundo lugar, além de provocar o rebaixamento do Santo André.
Enquanto isso, o São Paulo fez sua parte, ganhando do já rebaixado Sport por 4 a 0, no Morumbi, o que lhe deixou em terceiro lugar no campeonato. A quarta e última vaga na Libertadores de 2010 foi para o Cruzeiro, que venceu o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, e ultrapassou o Palmeiras, derrotado por 2 a 1 pelo Botafogo no Engenhão.
Com essa grande vitória sobre o Palmeiras, o Botafogo conseguiu escapar do rebaixamento. Afinal, o time carioca ficou na frente do Coritiba, que caiu para a Série B após ter empatado com o Fluminense, por 1 a 1, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba - esse resultado, inclusive, livrou o próprio Fluminense da queda no Brasileirão.

Muricy pede desculpas à torcida e diz querer seguir no clube
Muricy Ramalho pediu desculpas à torcida palmeirense e disse que pretende cumprir seu contrato até o final. "Não tem muito o que falar nessas horas, colocar culpa em alguém. Estou chateado, porque cheguei no Palmeiras para ser campeão. Tive propostas de vários clubes, mas quis o Palmeiras porque tinha time para conquistar. O que temos que fazer é pedir desculpas à torcida", disse o técnico. A insistência nas perguntas sobre quais os problemas que fizeram o Palmeiras perder o título depois de liderar por 19 rodadas irritaram um pouco Muricy, que curiosamente estava até menos mal humorado do que de costume.

Torcida do Coritiba provoca onda de violência após rebaixamento
O rebaixamento do Coritiba acabou virando tragédia. Depois do empate com o Fluminense, na tarde de ontem, que decretou a queda para a Série B, a torcida do time paranaense invadiu o gramado do Estádio Couto Pereira e transformou o local numa praça de guerra. A violência continuou pelas ruas de Curitiba durante a noite, provocando muita destruição, além de feridos e presos. A confusão começou logo após o apito final, quando cerca de 200 torcedores invadiram o gramado para agredir o trio de arbitragem e os integrantes da delegação do Fluminense. Com a intervenção da Polícia Militar, o Couto Pereira viu cenas de batalha. E a revolta da torcida do Coritiba continuou do lado de fora do estádio, com mais distúrbios pelas ruas da cidade.

Após título, Flamengo elege seu novo presidente
O dia na Gávea será movimentado. E não apenas pela conquista do título do Campeonato Brasileiro, com vitória ontem sobre o Grêmio, no Maracanã. Hoje, os sócios do clube vão escolher o novo presidente do Flamengo para o triênio 2010/2011/2012. Ao todo, são seis candidatos, um recorde de postulantes para administrar uma agremiação com dívida em torno de R$ 350 milhões. De acordo com a listagem oficial do Flamengo, estão aptos a votar 5.363 sócios - mas a expectativa no clube é que cerca de três mil pessoas participem da eleição. A votação começou às 9 horas e vai até as 21 horas, no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea A apuração dos votos vai ocorrer logo em seguida.

Nenhum comentário: